Faz dois anos ou fazem?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

A forma correta de escrever é a maneira Faz anos porque esta expressão se refere à um tempo passado.

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.

Há anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. Há anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas dois anos.
  4. dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. Se a frase ainda fizer sentido, emprega-se “há”. Se não fizer sentido, o certo é usar a preposição a. – Não o vejo faz dias. >>>

A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”. É que, quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, deve ficar sempre no singular, segundo a gramática.

a) Fazem cinco mês que estou desempregado. > Nessa frase, o verbo "fazer" foi usado para indicar tempo passado, transcorrido. Logo, é um verbo impessoal, um verbo que não admite sujeito, não estabelece concordância verbal.

Ou seja, faz. Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou.

A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".