Faz dias ou fazem dias?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Há anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. Há anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas dois anos.
  4. dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular. Faz dez dias que te conheci. Isso aconteceu faz seis meses.

Primeiro: De hoje a três dias correrá o prazo. Faz-se menção ao futuro. Por isso, não cabe o há, que indica tempo passado. Vamos à segunda: A multa foi imposta há três dias.

Ambas corretas! Fazem -se unhas= unhas são feitas.

As duas palavras, tanto FARIA quanto FAZIA existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas do verbo FAZER no modo indicativo, porém conjugadas em tempos verbais diferentes.

O verbo “fazer” é amplamente utilizado como sinônimo de “realizar”, “executar” e, nesse caso, não há segredo em sua conjugação. Mas há também o uso do verbo “fazer” para indicar tempo, caso que gera dúvidas e até erros gramaticais. Por exemplo, deve-se escrever “faz” ou “fazem” vinte anos que ele é diretor da empresa?

Verbos impessoais são aqueles que não têm sujeito e apenas são usados na 3. ª pessoa do singular. Os principais são: haver (com o sentido de existir), fazer (com o sentido de tempo decorrido) e verbos que exprimem fenômenos da natureza, como amanhecer, anoitecer, chover, ventar.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Alternativa d: faz, havia, existem. O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3.ª pessoa do singular: Faz anos. O mesmo acontece com o verbo haver impessoal (que indica tempo ou que tem o sentido de "existir"): Havia (existia) neste local árvores e flores.

Você sabe o que são verbos impessoais? Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.