Faz de conta ou faz de conta?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.

12 sinônimos de faz-de-conta para 1 sentido da palavra faz-de-conta: Ilusão: 1 fantasia, delírio, desvario, ficção, capricho, devaneio, ilusão, quimera, sonho, ideia, utopia, veleidade.

A forma correta de escrita da palavra é arco-íris, com hífen e acento agudo na vogal i. As palavras arco-iris, arco íris e arco iris, sem hífen ou sem acentuação gráfica, estão erradas. O substantivo masculino arco-íris indica um arco colorido e luminoso, formado pelas sete cores do espectro solar.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

O hífen é usado para ligar verbo e pronome oblíquo átono quando há mesóclise ou ênclise. Ex. em mesóclise (intercalado no meio do verbo): conhecer-me-ão, falar-nos-emos.

Como estimular o faz de conta?

  1. 1- Não ofereça muitos brinquedos ao mesmo tempo.
  2. 2 – Mostre como começar.
  3. 3 – Não fique apenas do lado de fora.
  4. 4 – Respeite a vez de cada um.
  5. 5 – Estimule a imaginação com livros:

1. Em Portugal a expressão designa o munda da imaginação, da fantasia.

Brincar de casinha, de escolinha, criar um reino encantado, construir uma cidade, são alguns dos exemplos de brincadeiras de faz de conta. É possível realizar essas atividades com o que você tem em casa.

Seu objetivo é estimular cada criança a assumir diferentes personagens e se envolver em jogos simbólicos, favorecendo o exercício de sua imaginação e possibilitando a experimentação de diferentes ações e realidades por meio do lúdico.

Além de ensinar as crianças sobre si, o faz de conta na educação infantil ajuda a entender o papel do outro no mundo. Ao imaginarem ser outra pessoa ou criatura, os pequenos experimentam a interpretação de papéis, o que auxilia a compreender que existem realidades diferentes das deles.

No plural “casa-grande” fica “casas-grandes”, pois é uma formação de um substantivo e um adjetivo; “flor-de-cuba” fica “flores-de-cuba”, pois o segundo nome limita a significação do primeiro; “arco-íris” não varia e “beija-flor” fica “beija-flores” por ser composta por um tema verbal seguida de substantivo ou adjetivo.

E no plural? Raízes! Isso mesmo, com acento. Por que as palavras são acentuadas quando vão para o plural?

Singular: o arco-íris, o bem-te-vi, o mapa-múndi. Plural: os arco-íris, os bem-te-vis, os mapas-múndi.

O hífen não será utilizado nos casos em que o prefixo da palavra terminar com vogal, e também em que o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Esse é o caso da palavra hidroelétrica e autoestrada, por exemplo.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.