Faz cinco anos ou fazem cinco anos?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

Acontece que o verbo "fazer" quando denota tempo que passou (desde determinado fato) é impessoal e, portanto, deve ficar sempre no singular. O correto, então, é dizer "faz cinco anos que me formei", "fazia dois dias que ele não vinha trabalhar" e "faz alguns dias que estão trabalhando no projeto".

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Lustro, quinquênio ou quinquénio (em latim: Lustrum) é uma medida de tempo que é um período de cinco anos, correspondendo a metade de uma década. Portanto dois lustros representam uma década.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

A expressão dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta.
...
Formas desaconselhadas:

  1. dez anos atrás;
  2. cinco anos atrás;
  3. vinte anos atrás;
  4. muitos anos atrás;
  5. vários anos atrás;
  6. alguns anos atrás;
  7. poucos anos atrás;

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

A forma correta de escrever é a maneira Faz anos porque esta expressão se refere à um tempo passado.

Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular. Faz dez dias que te conheci. Isso aconteceu faz seis meses. Faz horas que estou esperando ele chegar.

Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

A forma correta é «Faz dez horas».

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão: Ser: verbo no infinitivo impessoal. Serem: verbo “ser” na terceira pessoa do plural do infinitivo.