Faz bem tomar água logo que acorda?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes. Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente. Até duas horas depois do café da manhã também não se pode comer nem beber nada.

Água repõe nutrientes e minerais
A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Se estiver fria, a água pode causar vasoconstrição e acúmulo de muco nas vias aéreas, facilitando quadros de inflamação. Se você sofre com falta de energia, intestino preso, problemas de pressão ou simplesmente quer ter uma vida mais saudável, experimente a primeira opção.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Quando adormece, a fome mantém o cérebro em alerta, fazendo com que não durma o suficiente durante a noite. Se for para a cama com fome pode não ter uma noite inteira de descanso. Quanto mais fome passa, maior será a probabilidade de sofrer uma compulsão mais tarde.

2) Beber água pode estimular a produção de saliva
A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. Ou seja: quanto menor a quantidade de saliva, maiores são as chances de surgir problemas bucais. Então, já sabe, né?

A poliúria pode ser apropriada quando o paciente ingere muito líquido e precisa eliminá-lo. Neste caso, faz todo o sentido urinar muito, já que o paciente bebe muitos líquidos. O excesso de urina é apenas uma resposta fisiológica natural.

A hidratação só é feita adequadamente quando é executada permanentemente. O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

A mensagem é #FAKE, segundo especialistas ouvidos pelo G1. O texto afirma, entre outras coisas, que um copo d'água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames. Os especialistas discordam de quase todas as premissas apontadas no texto.

Se for para tomar alguma medicação, não tem problema, mas evite grandes quantidades de água na hora de deitar. Ela pode atrapalhar o sono, fazendo você acordar para ir ao banheiro, mas, mais grave, é o fato de que em estado de repouso nossos órgãos funcionam mais lentamente, inclusive os rins.

Cuidar da alimentação ajuda a dormir até o dia seguinte
Para não acordar durante a madrugada com sede, é fundamental se hidratar de maneira adequada durante o dia. O exagero no consumo de água ou de outros líquidos à noite pode provocar uma vontade de ir ao banheiro, interrompendo o sono.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.

A ingestão excessiva de água pode também levar a uma sobrecarga renal ou a um edema cerebral. Contudo, para estas situações extremas ocorrerem uma pessoa saudável precisa de consumir cerca de sete litros em muito pouco tempo.

800 ml

O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.

Beber água em excesso faz mal? Como tudo em excesso faz mal, a água não foge à regra. Apesar de haver inúmeros benefícios de beber muita água, quando o consumo é maior que o necessário, os rins são sobrecarregados, causando um desequilíbrio de eletrólitos no sangue.

“Em jejum, ingerir água não contribui para o emagrecimento. O que funciona é manter-se hidratado em qualquer momento do dia. Isso porque quando ingerimos água, ocorrem diminuições no nosso hormônio antidiurético. O resultado disso é que urinamos mais, reduzindo, assim, a retenção de líquidos”, esclarece o especialista.