Faz bem tirar um cochilo depois do almoço?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O cochilo após o almoço conhecido como siesta nem sempre é bem visto, mas estudos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostram que uma soneca de 15 a 30 minutos pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.

A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.

Se alimentar e ir dormir logo em seguida faz com que o organismo fique em “estado de alerta” estimulando a produção de hormônios e alterando o ciclo circadiano, o que prejudica a qualidade do sono e pode também alterar os processos digestivos.

Por isso, nesses casos, a soneca serve para compensar o cansaço e reduzir a pressão de sono”. A especialista também explica que, ao fazer sonecas mais longas, a pessoa restaura mais fases de sono, o que torna a compensação do metabolismo energético mais eficiente.

Se você precisar de uma soneca, que seja curta – não mais que 30 minutos– para que não interfira na sua próxima noite de sono, recomenda Atwood. É melhor tirar um cochilo à tarde, "quando temos uma queda natural no estado de alerta e tendemos a sentir sono", acrescenta. Isso torna mais fácil adormecer rapidamente.

"A soneca após o almoço melhora a memória. É como se durante o sono o cérebro fizesse uma 'limpeza' na memória de curto prazo, abrindo espaço para que novas informações sejam armazenadas", explica.

6 dicas para evitar sentir sono após comer

  1. Tome um bom café da manhã ...
  2. Cuide da hidratação. ...
  3. pratique exercícios “anti-sonolência” após o almoço. ...
  4. Limite o consumo de cafeína. ...
  5. Tire um cochilo estilo “power nap” ...
  6. Aposte em um almoço saboroso.

Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

Dormir tarde pode acarretar em diversos prejuízos à saúde, como por exemplo: você pode não dormir horas suficientes para o corpo descansar, tende a ficar mais sedentário e pode ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

Importante: A ultima refeição deve ser feita 3h antes de dormir. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento. A nicotina presente nos cigarros se liga ao excesso de oxigênio que é necessário na digestão, que então permite que seu corpo absorva mais carcinógenos do que o normal.

Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição.

Ajuda na digestão
Ao dormir do lado esquerdo, os resíduos de alimentos são movidos com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando o processo digestivo. Além disso, o organismo também aumenta a produção de enzimas pancreáticas, tornando a digestão ainda melhor.

Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. No entanto, fazer uma leve refeição antes de ir para a cama é até recomendado: uma pequena ceia pode ajudar o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono.

Antes da soneca, o ideal é que separe 10 minutos para adormecer e 20 para dormir, ou seja, reserve 30 minutos no total para o seu tempo de descanso. Vale a pena analisar o horário desse cochilo: o ideal é que ele ocorra de oito a nove horas antes do seu horário comum de dormir.

Por que dormimos melhor quando chove? Mas se o seu plano é ficar acordado até mais tarde, o ideal é tirar uma soneca de cerca de uma hora e meia. Esta é a duração de um ciclo de sono normal e você experimentará um sono profundo por cerca de uma hora, seguido de um sono leve na última meia hora.

Para tirar um cochilo de qualidade, é preciso criar condições adequadas, assim como no sono noturno. Uma dica preciosa é deitar do lado esquerdo, o que auxilia a digestão e, além disso, procurar um lugar silencioso e onde a claridade não esteja muito presente.

Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte. Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho.

20 minutos a cada hora? Em contrapartida, depois da meia noite, cada hora “dormida” (de relógio) equivale a 20 minutos de sono BIOLÓGICO.

Cochilar não eliminará riscos à saúde causados por noites mal dormidas, mas pode trazer benefícios momentâneos. Se eu dormir menos que as 7 ou 8 horas recomendadas todas as noites, uma soneca ao meio-dia compensará essa perda?

Sono da beleza: ele existe
Outro ponto para o sono da beleza são os olhos mais brilhantes e relaxados. O descanso reduz o cortisol (o hormônio do estresse) e, consequentemente, permite que você não tenha um acúmulo de líquidos, as famosas bolsas sob os olhos. Ou seja, olhar repousado e sem as olheiras de cansaço.

Continuar lendo Faz bem tirar cochilo?