Faz bem para saúde espirrar?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Podemos admitir que espirrar faz bem, uma vez que esse mecanismo promove uma limpeza das narinas e folículos que revestem a entrada dos dutos nasais. Dessa forma, é uma maneira do corpo prevenir a inalação de microrganismos causadores de doenças e alergias.

Isso porque o espirro é um mecanismo de proteção do corpo, cuja função é eliminar possíveis partículas irritantes do sistema respiratório. E o organismo expulsa este ar envenenado com toda velocidade pelas narinas e pela boca, gerando uma alta carga de pressão.

Mas não se preocupe: “O coração vai continuar a funcionar normalmente durante um espirro, sem nenhum efeito percetível”. E mesmo que o seu coração diminua a intensidade do batimento durante um segundo, não é realmente nada com que se deva preocupar.

Apesar disso, o mais comum é espirrar duas a três vezes e de forma não muito frequente, apenas para limpar as vias nasais. Quando o espirro ocorre de forma frequente é porque algo está irritando constantemente os cílios da cavidade nasal.

Eis outras estratégias para conseguir parar de espirrar:

  1. Olhar para a luz. Olhar fixamente para a luz acesa ou diretamente para o sol é capaz de bloquear o reflexo do espirro de imediato.
  2. Morder a língua. ...
  3. Manter o ambiente limpo. ...
  4. Lavar dentro do nariz. ...
  5. Beber água. ...
  6. Tomar banho. ...
  7. Usar remédios para alergias.

Quando estamos resfriados, a congestão nasal é um dos principais sintomas. Nestes casos, o nariz fica obstruído devido ao catarro e o corpo reage involuntariamente para limpá-lo. Os espirros fazem com que o ar penetre no nariz e na boca para tentar se desfazer dos incômodos.

É uma manifestação que tem o propósito de tornar consciente e fazer expresso o desejo de participação em uma relação, uma situação, um grupo ou um assunto, incitando o indivíduo a deixar-se envolver com aquilo que o atrai.

Se o seu disco herniado estiver no seu pescoço, você normalmente sentirá mais dor no ombro e no braço. Essa dor pode atingir seu braço ou perna quando você tossir, espirrar ou se mover em determinadas posições. A dor é frequentemente descrita como aguda ou ardente.

Algumas dessas partículas são "sujeiras" conhecidas, espalhadas pelo ar, como pelos de animais, fungos, ácaros, pólen, fumaças, produtos voláteis e de odores fortes, como cloro e amônia, e produtos de beleza.

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto.

O espirro é uma reação involuntária do ar pelo nariz e pela boca, e a irritação da mucosa nasal é o estímulo inicial do reflexo dele. O espirro também pode ser causado por uma irritação e às vezes por um bloqueio de bactérias na garganta, nos pulmões ou nas passagens de ar do nariz. Não segure o “atchim!”

Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de antigas crendices. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal.

O hábito de dizer "Deus abençoe"
Outro hábito compartilhado por muitas pessoas – também muito comum em países anglófonos, onde se deseja "God bless you" – é o de dizer "Deus abençoe" ou "Deus te abençoe" quando se ouve alguém espirrando.

Como a velocidade de um espirro pode alcançar surpreendentes 160 km/h, a pressão provocada quando se prende este jato pode causar problemas, como a própria ruptura dos tímpanos.