Faz bem dormir ouvindo som de chuva?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

O ruído dos salpicos de chuva na janela gera uma sensação de conforto e segurança que ajuda a relaxar e a adormecer.

Tem o costume de ouvir barulho de água correndo, mas não há torneiras nem nenhum aparelho ligado? Isso pode significar que há vazamento na tubulação. A indicação é chamar um encanador para verificar todo o encanamento do imóvel.

Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto. Isso ajuda no conforto acústico, pois o som ecoa menos. É possível isolar o chão do quarto com carpete ou colocar um tapete grande, por exemplo.

O seu corpo amolece, sua respiração se acalma e todas as ações que se tem após pegar no sono, não se possui o menor controle. Analisando assim, é possível notar o quanto o ato de dormir é singular. É gostoso, porém bizarro.

A pluviofilia faz com que o tato seja ativado em contato com a chuva e gera sensações de bem-estar e liberdade. Mas esse gosto por sentir a chuva, às vezes, os coloca em risco de resfriados ou outras doenças respiratórias. Somado a isso, os pluviófilos adoram o som da chuva.

Respondendo a essa pergunta: dormir ouvindo música pode ser benéfico sim, visto que diversos estudos atestam que os sons provenientes das canções podem ajudar na concentração, a deixar o humor mais leve e, até mesmo, contribuir para deixar a memória mais eficiente.

Weightless

Lá, os neurocientistas pesquisaram e descobriram que a música mais relaxante do mundo se chama Weightless, e pertence a uma banda britânica chamada Marconi Union.

O ruído branco/marrom pode ter benefícios significativos na saúde mental e sono. Ele pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o foco e a concentração, e melhorar a qualidade do sono.

Também conhecido como tinido, acufeno ou, simplesmente, zumbido no ouvido, o Tinnitus pode ser definido como uma ilusão auditiva. Ou seja, o indivíduo ouve um barulho, mas o som não é de nenhuma fonte externa. Isso ocorre porque há uma alteração na atividade dos núcleos cerebrais da audição.

Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva.

O termo “branco” faz referência à composição da luz branca, uma luz monocromática que reflete todas as outras. Portanto, o ruído branco é um som regular, que cativa a atenção das pessoas sem exigir muita concentração e tende a acalmar o cérebro.

O som do mar
Ao criarem um estado mental de relaxamento, satisfação e de foco suave, os sons que provocam as ondas podem ser profundamente relaxantes. Estes ruídos lentos e com chiar são sons não ameaçadores, por isso são utilizados para acalmar as pessoas em sessões de relaxamento, ioga e meditação.

As frequências para dormir (ou sons binaurais) são compostas, basicamente, por dois sons emitidos com frequências próximas, inferiores a 1000Hz.

5 técnicas simples e cientificamente comprovadas para dormir...

  1. Reduza o ritmo da respiração. Uma forma simples, mas incrivelmente poderosa de relaxar é respirar lenta e profundamente. ...
  2. Aproveitar a luz da manhã ...
  3. Desfrutar da cama. ...
  4. Se esquentar para se resfriar. ...
  5. Prestar atenção ao corpo.

É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.

Porque casal tem que dormir juntos? A sintonia do casal vai além do que se pode imaginar! Estudos revelam que casais que dormem juntos podem ter uma melhor qualidade do sono. Dormir acompanhado aumenta a fase REM, o estágio mais profundo do sono, o que traz inúmeros benefícios à saúde.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Significado de pluviófilo: Um pluviófilo é uma pessoa que ama chuva.

A psicóloga e psicoterapeuta Leticia Delpizzo explica que a produção de serotonina, dopamina e endorfina fica mais baixa, o que pode ser responsável por aquela tristeza nos dias de chuva. E acrescenta que as filas no trânsito e toda a logística em sair na chuva também influenciam na irritabilidade.

“Estes sons remetem-nos para um lugar tranquilo e fazem-nos esquecer o stress.” Temos tendência para associar dias chuvosos ao conforto do sofá, chocolate quente, um pijama confortável e essas associações remetem-nos para sensações acolhedoras e acabam por nos transmitir tranquilidade.

Como a TV pode prejudicar a qualidade do sono? Um estudo feito nos Estados Unidos pela Johns Hopkins Medicine, revelou que dormir assistindo TV (ou até mesmo assistindo séries em computadores ou tablets) pode trazer prejuízos à qualidade do seu sono.