Faz bem comer chiclete?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Mascar chicletes também estimula a produção de saliva ajudando na remoção dos alimentos, fortalece os dentes e reduz os níveis de ácido da sua boca, que causa a cárie dentária. Mascar chicletes é ainda mais eficaz na prevenção de cárie se ele tiver um substituto do açúcar chamado xilitol.

Contudo, fazer isso sempre, como mascar e engolir a goma por dias seguidos, pode causar problemas. O motivo é que o chiclete é feito de substâncias sintéticas. Ou seja, sua base não é um ingrediente alimentar que o corpo consegue digerir adequadamente.

Dois chicletes por dia é uma boa medida. Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre o chiclete.

Mas o que seria chiclete sem açúcar? A dica é procurar pela palavra “xilitol”. Ele tem o mesmo poder adoçante do açúcar, mas o diferencial está na proteção para os dentes. As bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação da cárie.

A tese não é inteiramente falsa, porém, de acordo com o cirurgião-dentista americano Sunthosh Sivam, seria necessário mastigar a goma por, pelo menos, seis a oito horas por dia para conseguir um efeito considerável.

No entanto, mascar em excesso e por tempos prolongados pode causar outros problemas bucais, como: desgastar o esmalte do dente, ou seja, a camada lisa ao redor dos dentes que serve como uma barreira protetora contra cáries.

Trident é uma marca de gomas de mascar sem açúcar, sendo indicada até por dentistas por não provocar cárie. Também é muito consumida por diabéticos. No total, são 4 linhas de gomas de mascar, cada uma com suas particularidades: Regular, Fresh, Sensations e Unlimited.

Para pessoas saudáveis, sem complicações gástricas, o hábito é inofensivo. — O que ocorre quando mascamos chicletes é um estímulo à produção de ácido no estômago. Então, naqueles que têm problemas como gastrites ou úlceras, pode haver dor relacionada ao aumento desse ácido — explica Weston.

De acordo com tomografias, o ato de mascar chiclete ativa o hipocampo - a área do cérebro responsável pela memória. Cientistas também associam o hábito a uma maior atenção e até à redução de stress.

A quantidade de calorias de um chiclete pode variar bastante dependendo do sabor. Geralmente os sabores menta e hortelã são os menos calóricos.

A goma-base é o ingrediente principal, como se fosse a “borracha” que dá consistência ao doce, ela é feita de derivados do petróleo, como resina e parafinas. Outros ingredientes são: açúcar, adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes.

Mascar qualquer chiclete sem açúcar ajuda na prevenção da cárie por meio da remoção das partículas dos alimentos da superfície dos seus dentes. Mascar chicletes também estimula a produção de saliva ajudando na remoção dos alimentos, fortalece os dentes e reduz os níveis de ácido da sua boca, que causa a cárie dentária.

Segundo Karyne Magalhães, cirurgiã-dentista, membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais e autora do site Botox Goiânia, devemos mascar chicletes apenas depois de alguma refeição como café da manhã, almoço e jantar.

15 minutos

Dentista explica benefícios e problemas para a saúde
De acordo com um dentista espanhol, o segundo grupo está mais correto e as pessoas devem ficar com o chiclete na boca, no máximo, 15 minutos ao dia.

Mascar o chiclete, como dissemos, aumenta a salivação, mas não faz a limpeza dos restos alimentares presos aos dentes. Portanto, não cumpre o papel da escova e serve apenas para uma limpeza de emergência.

O primeiro lugar do nosso top 10 melhores chicletes é o Trident XFresh Crystal.

No Brasil, o Trident, da Cadbury - a marca de goma de mascar mais vendida do mundo - é o chiclete mais popular, segundo o levantamento da "BusinessWeek". Segundo a companhia, o brasileiro gasta ao ano US$ 682 milhões com o chiclete.

Mascar chicletes estimula a formação do fluxo salivar, diluindo os ácidos produzidos por bactérias e neutralizando o PH da boca. Por outro lado, a saliva estimulada contém mais minerais, potencializando a remineralização dos dentes.

Não, o fato de mastigar chiclete não pode definitivamente definir o maxilar. Embora a mastigação possa ajudar a fortalecer os músculos da mandíbula, ela não é suficiente para alterar a estrutura óssea do maxilar.

Ao mascar chiclete, portanto, você deve ser capaz de fortalecer os músculos da parte inferior da face para conseguir uma mandíbula mais musculada e mais definida. Infelizmente, há muito poucas evidências conclusivas sobre a capacidade da goma de mascar de melhorar o maxilar.

Valda x, uma goma de mascar a base de xilitol, um adoçante natural que não possui ácidos que danificam os dentes e é, também, indicado para dietas restritivas de açúcar.