Faz bem comer Cachorro-quente?

Perguntado por: fteixeira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O principal ingrediente do cachorro-quente é também o "menos saudável". A salsicha está na família dos embutidos, que, comprovadamente, favorecem alguns tipos de câncer e possuem excesso de aditivos químicos, que podem causar alergias almentares, intoxicação e aumento da pressão arterial.

Certamente, consumir um cachorro-quente de vez em quando não irá prejudicar a saúde de quem o come. No entanto, um estudo recente garante que o consumo diário deste alimento aumenta o risco de câncer em 21%. Chega ao ponto de ser comparado com o risco do tabaco.

O que mais pesa nas calorias totais do sanduíche são os acompanhamentos. O valor calórico quase dobra: um hot dog com apenas uma salsicha, pão, mostarda e catchup tem 246 cal, enquanto que, acrescido de purê de batata, maionese e vinagrete chega a 541 cal.

“Então, ao considerar os outros fatores de risco, como os ácidos graxos sódio e trans dentro do cachorro-quente – contrabalançados pelo benefício de sua gordura poliinsaturada e fibras – chegamos ao valor final de 36 minutos de vida saudável perdidos por cachorro-quente.”

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.

No entanto, embora estejam viralizando publicações no TikTok segundo as quais os conservantes usados na produção podem ser identificados no organismo mais de 30 anos após a ingestão da salsicha, as informações não têm base científica, afirmam especialistas ouvidos pelo Estadão.

"Mesmo que sejam comparados salsicha e hambúrguer comercial comprado no mercado, o hambúrguer é melhor porque terá menos aditivos químicos e maior porcentagem de proteínas em relação aos demais macronutrientes", explica.

Quantidade recomendada
De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal.

Salsichas contém um pigmento vermelho chamado “haems”, que, uma vez no intestino, pode irritar ou danificar as células que o revestem, o que pode levar a eles a divisão mais rápida – exatamente o tipo de ação que tem mais chances de aumentar o risco de desenvolver câncer.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Pizza, hambúrguer, cachorro quente, sorvete, bolacha, refrigerante, bebida alcoólica, tudo é liberado.

Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.

De acordo com os especialistas consultados por VivaBem, o ideal é que seja uma comida de exceção, ou seja, a salsicha deve ser consumida em pequenas quantidades e, de preferência, uma ou duas vezes por semana, no máximo.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Carboidratos são digeridos mais rapidamente, seguidos pelas proteínas e, depois, pelas gorduras.

Quando engolimos os nitritos fabricados na nossa boca, uma das coisas que podem acontecer é eles reagirem no ambiente altamente ácido do estômago para formar nitrosaminas, que podem ter efeito cancerígeno, sendo relacionadas ao câncer de intestino.

O tempo médio de permanência no intestino delgado é de sete a nove horas, no intestino grosso de 25 a 30 horas. No entanto, às vezes pode levar muito mais tempo para que os restos indigeríveis sejam excretados como fezes: permanecem no reto entre 30 e 120 horas.

Os nitritos e nitratos de sódio e potássio são substâncias inorgânicas que não são encontradas apenas como conservantes de carnes e embutidos, também são encontrados na água potável, no solo, nos vegetais e em fertilizantes, o que aumenta ainda mais a exposição dos humanos a essas substâncias (MODENA, MEIRELLES E ...

Salsicha de frango e peru
Para aqueles que não consomem carne vermelha, uma opção é a salsicha de frango ou peru. Inclusive, essas versões são consideradas mais saudáveis do que a hot dog, já que são feitas apenas com carnes e miúdos das aves, ou seja, nada de aditivos para que tenham mais volume.

Os Estados Unidos consomem por volta de 20 bilhões de Hot-dogs por ano, o equivalente a mais de 50 por pessoa. No Havaí, se tornou conhecido como Puka Dog e tem a adição do abacaxi à receita; já na Suíça ele se tornou uma espécie de mistura entre o Hot-dog padrão e a pizza.