Faz 30 anos ou fazem 30 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz cinco anos ou fazem?
Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto. Exemplo: Faz 5 anos que o professor Rafael leciona.
Faz ou fazem 20 graus?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Faz ou fazem 60 dias?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Faz dez meses ou fazem dez meses?
Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular. Faz dez dias que te conheci. Isso aconteceu faz seis meses.
Foi há 84 anos ou foi a 84 anos?
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Como se escreve a 5 anos atrás?
Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.
Faz 100 dias ou fazem 100 dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?
Ambas corretas! Fazem -se unhas= unhas são feitas.
Que Faz-se ou que se faz?
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".
Foi ou foram 5 anos?
foram dois anos .
Pontuação: 4.5/5 ( 66 avaliações ) A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
Foram dois anos ou foi dois anos?
Portanto, as duas formas estão corretas.
Faz mais ou faz mas?
mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.
Deve ter ou deve haver?
Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, ... Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural.
Onde é ou aonde é?
Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.
Faz-se necessário ou necessária?
Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.
Faz 3 dias ou há 3 dias?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Fazem anos está certo?
A forma correta de escrever é a maneira Faz anos porque esta expressão se refere à um tempo passado.
Fez ou fizeram?
Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: – Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: – Foram eles que fizeram os trabalhos.
Fazem dois meses está correto?
Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".
Faz todo o sentido ou faz sentido?
A expressão «faz todo o sentido» é correta.