Estou vomitando um líquido verde e amargo?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

É o vômito cuja coloração é dada pela bile – substância produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar que prepara a gordura ingerida na dieta para ser digerida mais facilmente. Sua coloração varia de um verde claro amarelado a um verde musgo.

O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação. Além disso, os chás de camomila, gengibre e de pêssego sem açúcar são ótimos aliados para hidratar o organismo.

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

Aspiração do vômito
O ato de vomitar pode ser perigoso se o conteúdo gástrico entra no trato respiratório.

É um sinal de possível sangramento gastrintestinal superior. O vômito no em borra de café refere-se a uma aparência particular de vômito. Dentro das moléculas heme orgânicas dos glóbulos vermelhos está o elemento ferro, que oxida após a exposição ao ácido gástrico. Essa reação faz com que o vômito pareça café moído.

O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais.

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

Os sintomas de um paciente com Refluxo Gastroesofágico podem incluir: vômitos, sensação de comida ou líquido voltando para a garganta ou boca, dificuldade para engolir, tosse ou chiado com frequência.

A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios).

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.

É a expulsão do conteúdo do estômago através da boca, de maneira forçada, após contrações da musculatura abdominal. O conteúdo eliminado pode ser composto por alimentos não digeridos, já digeridos ou por secreções do organismo que são importantes no processo de digestão (saliva, suco gástrico, bile).

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.