Estou vendo estrelas o que pode ser?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.

Sim, são sempre alarmantes estas queixas chamadas de fotopsias (faíscas e flashes visuais) pois pode indicar problemas sérios como rotura de retina, descolamento de retina ou do vítreo entre outros. Necessária uma avaliação rápida com retinólogo para diagnóstico e tratamento ou acompanhamento, dependendo do caso.

O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

Normalmente, os escotomas cintilantes não requerem tratamento. Na maioria dos casos, o ponto brilhante se resolverá sozinho em cerca de minutos a poucas horas. Em alguns casos, essas alterações visuais podem estar relacionadas à doenças subjacentes, como a enxaqueca ou epilepsia.

Pacientes que sofreram traumatismos que atingiram o globo ocular devem permanecer atentos aos sintomas de surgimento de fotopsias por um prazo de até 60 dias.

Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis. O movimento aparente das estrelas no céu, embora pequeno, é mensurável.

Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.

Então, continue a leitura e saiba quais são as possíveis causas para as moscas volantes!

  1. Envelhecimento. Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. ...
  2. Miopia. ...
  3. Cirurgia de catarata. ...
  4. Inflamações oculares. ...
  5. Traumas. ...
  6. Descolamento de retina. ...
  7. Doenças vasculares. ...
  8. Descolamento do vítreo.

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

quando as moscas volantes passam a atrapalhar ou quando estão acompanhadas de flashes de luz ou redução da visão, é preciso procurar o especialista com urgência, pois pode ser um sintoma do descolamento de retina, por exemplo.

O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.

Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal. “Os benefícios da redução do sódio e seu efeito de queda da pressão arterial são mais conhecidos.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Como é feito o exame
A campimetria, por sua vez, avalia também com alta precisão falhas no campo visual periférico do paciente, detectando os chamados escotomas. Trata-se de um procedimento rápido e indolor, no qual o paciente senta-se com o rosto apoiado no aparelho chamado campímetro.

Fotopsias nada mais são do que esses flashes de luz, que no jargão médico são chamadas de fotopsias ou fosfenos oculares e são causadas por uma pressão exercida na retina que permite que os fotorreceptores sejam ativados e, portanto, geram os flashes de luz que as pessoas, especialmente com idade um pouco mais avançada ...

Para quem sofre de "moscas volantes", é preciso inicialmente um exame oftalmológico completo. A causa dessa alteração geralmente é o descolamento do vítreo ocasionando em áreas de condensação do mesmo gerando sombra na retina.

Há relatos de que pode levar de 6 a 24 meses. Existem várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas a depender do tipo de descolamento, da preferência do cirurgião e da condição da retina.

É tudo ilusão, coleguinha. Essas manchas coloridas são os fosfenos, e geralmente surgem por estímulos elétricos ou mecânicos, como esfregar os olhos ou bater a cabeça.