Estou tomando orlistat e não estou evacuando?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A ingestão do orlistate deve ser com as principais refeições e pode ser tomado até uma hora após as principais refeições. Ausência de diarreia e alterações nas fezes significa que o medicamento não está funcionando? Diarreia é um evento adverso e nem sempre se observa com o uso do orlistate.

O uso excessivo do Orlistat faz eliminar muita gordura e as vitaminas que deveriam ser absorvidas por meio da gordura também são eliminadas. Aí a pessoa não emagrece e ainda fica com carência de vitamina. No processo de emagrecimento, o uso do Orlistat deve ser colocado numa segunda etapa.

A médica afirma que ele pode, entretanto, causar incontinência fecal, efeito que pode ser controlado por meio da dosagem. “Como ele impede a absorção de gordura, o cocô fica extremamente amolecido e cheio dela. Muitas vezes o paciente não consegue segurar por serem fezes mais lisas”, pontua Prado.

O fármaco deve ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. Desse modo, no máximo 30% dessas calorias devem ser provenientes de gorduras. A distribuição de ingestão diária de gorduras, bem como carboidratos e proteínas deve ser equilibrada entre as três refeições principais.

O efeito do orlistat resulta num aumento do conteúdo em gordura das fezes 24 a 48 horas após a administração. Normalmente, o teor em gordura das fezes retoma os valores anteriores ao tratamento, nas 48 a 72 horas após a descontinuação do mesmo.

Que tipo de gordura elimina? O orlistat serve para inibir a ação da enzima lipase. Ela é responsável quebrar as moléculas de gordura nos alimentos para ser absorvida pelo organismo. Com essa ação, parte das gorduras ingeridas na alimentação, incluindo as gorduras saturadas e não saturadas, são eliminadas nas fezes.

Cercato alerta que o orlistate pode interferir na absorção de vitaminas lipossolúveis importantes para o organismo, como as vitaminas A e D. Além disso, pode alterar o efeito de alguns medicamentos, como anticoagulantes, e piorar os sintomas de pacientes com problemas intestinais.

A dose diária recomendada de Orlistate é de uma cápsula dura de 120 mg, tomada, por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais.

O orlistat reduz a absorção de gordura em 30% e a elimina nas fezes, mas não deve ser usado por quem tem dificuldade para absorver nutrientes. A sibutramina age sobre a serotonina, dá a sensação de saciedade, mas seu uso foi restrito pela Anvisa pelo risco cardiovascular. A sibutramina não funciona para todo mundo.

O que fazer: É importante evitar alimentos que contenham glúten, como pão, massas e bebidas alcoólicas, pois assim é possível evitar o desenvolvimento dos sintomas. É importante que a alimentação seja feita sob orientação de um nutricionista, pois assim é possível evitar deficiências nutricionais.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Como secar o corpo: beba chá
Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra.

Agora, nada impede que o orlistate seja usado continuamente. Há estudos, inclusive, mostrando que, empregado pelo tempo de quatro a cinco anos, o fármaco não causa prejuízos pessoais, dimensiona o pesquisador.

O orlistate ou orlistat, conhecido também como Xenical, é um medicamento criado na década de 1990 para emagrecer. Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura em excesso acaba sendo eliminada pelas fezes.

Em grande parte dos casos, o paciente deve tomar o fármaco durante as principais refeições do dia, isto é, no café da manhã, no almoço e no jantar. O consumo também pode ser feito por até uma hora após as refeições.