Estou tomando azitromicina posso tomar ibuprofeno?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico.

Antiácidos – reduz a eficácia da azitromicina. Ciclosporina – aumenta o risco de toxicidade pela ciclosporina. Hidroxicloroquina – aumenta o risco de arritmias cardíacas. Tacrolimo – aumenta o risco de toxicidade pelo tacrolimo.

Idosos e grupos de risco. Pacientes mais velhos exigem uma dose adicional de cautela, pois tendem a tomar outros medicamentos que não raro interagem mal ou anulam o efeito da azitromicina. Essa interação com outros remédios ou até alimentos tem potencial para deflagrar inclusive danos cardíacos.

O tempo para que a azitromicina comece a fazer efeito no tratamento de infecções dentárias pode variar de acordo com a gravidade da infecção e a resposta individual do paciente ao medicamento. Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 2 dias após o início do uso.

Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina administrada em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Náusea, vômito, diarreia, fezes amolecidas, desconforto abdominal (dor/cólica) e flatulência.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar azitromicina? Sim. Assim como explicado acima para a amoxacilina a azitromicina é um antibiótico e não tem nenhuma reação cruzada com antiinflamatórios.

De acordo com o pneumologista Lucas Bello, professor de medicina da Unic Beira Rio, a medicação pode ser usada em um comprimido de dose única, a cada 24 horas, por pelo menos 3 à 7 dias do início do tratamento.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.