Estou tomando anticoncepcional a 5 dias posso engravidar?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida.

Tanto a pílula combinada (estrogênio + progesterona) quanto a pílula de progesterona oferecem proteção após o sétimo dia de uso. Este prazo é necessário para que o medicamento faça o efeito de impedir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional.

Se você iniciar a cartela no meio do ciclo, geralmente o início da ação contraceptiva demora pelo menos 7 dias. É preciso usar camisinha nesse intervalo. Por outro lado, se a cartela for iniciada no primeiro da menstruação, a ação é imediata e não é necessário utilizar outra forma de contracepção.

Mas é importante lembrar que existe um limite de tolerância para tomar. No máximo deve-se tomar no 14º dia do ciclo. Considerando a pausa, daria cerca de uma semana apenas de atraso. Porém, isso não deve se tornar uma rotina.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Há riscos de engravidar tomando anticoncepcional? Quando ingerida corretamente, a eficácia da pílula é de mais de 90%. Mas deve-se sempre prestar atenção, pois algumas coisas podem cortar o efeito das pílulas, como remédios antibióticos, bebidas alcoólicas, vômitos e diarreias.

Em grande parte das vezes, contraceptivos hormonais não falham. Quando as pessoas usam contraceptivos hormonais de maneira consistente e correta, a gravidez ocorre em apenas 0.05 a 0.3% das pessoas (dependendo do método) no período de um ano de uso (1).

5 coisas que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

  • Interação medicamentosa.
  • Vômitos e diarreias.
  • Problemas intestinais.
  • Descuido com a pílula.
  • Chás.

Usar camisinha nos próximos 7 dias. Existe risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior; 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas.

Apesar de serem um dos meios mais eficazes de contracepção, as pílulas contam com 1% de chance de falha. Isso significa que é possível engravidar tomando anticoncepcional. Contudo, os riscos são os menores possíveis, especialmente quando a paciente segue adequadamente as recomendações médicas.

Estudos indicam que a chance de falha da pílula se tomada diligentemente todos os dias no mesmo horário é de 0,3%, mas pode subir até 8% se esquecemos de tomar.

Implante hormonal – índice de falha 0,1%; Anel vaginal – falha de 0,1%; Adesivo anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Pílula do dia seguinte – falha entre 5% a 20%.

Erika Kawano, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli, a maioria dos casos que o contraceptivo falha é por conta do comportamento humano. “Há mulheres que esquecem do horário e dia de tomar ou após a pausa em que ocorre a menstruação não recomeçam a nova cartela na data correta.

Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Muito eficientes: Pílula: índice de falha 0,1% Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: índice de falha 0,1% Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU): índice de falha 0,1%.