Estou tendo candidíase toda semana?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Se você tem quadros de candidíase de repetição, procure orientação profissional. Se for preciso, busque mais de uma opinião médica. As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também. Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição.

Isso pode estar relacionado ao uso excessivo de antibióticos, anticoncepcionais hormonais ou corticoides, gravidez, diabetes, obesidade e diminuição do sistema imunológico devido a outras doenças, favorecendo o crescimento dos fungos.

Carnes de frango, porco e boi não são as mais recomendadas para pacientes afetadas pelo fungo Candida albicans, bem como manteiga, ovos e leite.

Tipicamente, os sintomas ocorrem antes do período menstrual e melhoram espontaneamente com a menstruação (pois o sangue alcaliniza a vagina), e a paciente pode atribuir a melhora ao uso errôneo de algum antifúngico. O fato da "candidíase" voltar todos os meses deve levantar a suspeita para esse diagnóstico!

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

O oteseconazol é um novo antifúngico, que parece ser mais potente que o fluconazol contra todas as espécies de Candida. Este novo fármaco pode ser uma opção para as pacientes com vulvovaginite recorrente que não melhoram com fluconazol.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

A influência dos hábitos de vida no candidíase de repetição
Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição. É comum que a infecção se some a outros problemas de saúde e ao próprio estilo de vida da paciente e, por isso, se repita em ciclos sem fim.

Apesar de todo o tratamento realizado, pode ser que, em alguns casos, novos episódios de candidíase se repitam, isso porque a recorrência da doença está muito ligada ao estilo de vida da paciente.

Nos genitais- a candidíase genital-
E também antes da menstruação e podem ser aliviados com a aplicação de cremes antifúngicos ou com o uso de medicação oral.

Folhas verde-escuras cruas. As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, consuma bastante rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

Miconazol
Essa pomada age alterando a composição da membrana celular do fungo, causando sua necrose. Dessa maneira, ela ajuda a aliviar os sintomas da candidíase, eliminando a Candida albicans da região genital. Ela também pode ser utilizada para candidíase anal.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

Na verdade, ansiedade, estresse e flutuação emocional são causas comuns para uma crise de candidíase. Isso se explica porque, durante esses períodos, há uma enxurrada de hormônios no corpo, como o cortisol, que acaba reduzindo a nossa resposta imunológica diante de infecções, incluindo a candidíase.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Se no seu caso a coceira está te incomodando, existe o Gino-Canesten® Calm, um sabonete íntimo em gel especialmente desenvolvido para alívio da coceira vaginal por até 12h*. Assim, você cuida da higiene íntima, com um alívio da coceira nas partes íntimas.

O tratamento da candidíase geralmente é feito com pomadas de uso local e remédios antifúngicos. No entanto, cerca de 10% das mulheres costumam apresentar crises recorrentes de inflamação, sendo recomendado o tratamento com vacina para candidíase, a imunoterapia.

A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter uma secreção branca, muitas vezes espessa e semelhante a uma coalhada. Os sintomas da candidíase vaginal podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.