Estou suando muito no rosto o que pode ser?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

O suor no rosto pode ser causado por diversos fatores, como os listados a seguir: Prática de atividades físicas. Calor excessivo. Uso de produtos que obstruem os poros.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso.

Tratamento de hiperidrose
No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico. Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Um dos sintomas mais comuns e mais perturbadores da menopausa é o suor noturno. Por definição, suores noturnos são a transpiração excessiva que ocorre durante a noite, enquanto você ainda está dormindo. Isso resulta em roupas e cama encharcadas e, em seguida, você desperta.

Dentre as origens do suor em excesso na cabeça, podemos citar: Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico. Determinados medicamentos.

O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

O que causa o suor excessivo
Os especialistas explicam que a hiperidrose está associada à hiperatividade do sistema nervoso que é desencadeada por estresse e até por situações inconscientes. A genética e o uso de determinados medicamentos também podem causar o problema.

Use roupas que favoreçam a evaporação do suor - tecidos de fibras naturais como o algodão e o linho são boas opções. Considere o uso de um antitranspirante eficaz, como Rexona Clinical, que protege 3 vezes mais que um antitranspirante comum. Carregue lencinhos de bolsos para secar a pele ao longo do dia.

Significado do suor frio excessivo
Se a sensação de suor frio for constante é aconselhável buscar orientações médicas. O sintoma de sudorese fria, juntamente com dificuldade em respirar, pele pálida, tonturas ou sensação de fraqueza podem significar algum outro problema de saúde ou uma doença subjacente.

Na hiperidrose, o paciente apresenta uma quantidade bastante excessiva de suor, que pode se apresentar somente em alguns pontos, como nas axilas, nas mãos e no pescoço ou mesmo surgir em todo o seu corpo, causando constrangimento.

Alguns médicos tem receitado medicamentos anticolinérgicos na forma de comprimido, como é o caso do Retemic, para tratar o suor excessivo. Estes remédios são para tratar incontinência urinária e um de seus efeitos colaterais é reduzir a produção de suor do corpo.

Alimentos que ajudam a reduzir o suor excessivo

  • Água. Quando ingerimos bastante água, mantemos o corpo hidratado e contribuímos para o pleno funcionamento. ...
  • Folhas verdes. Folhas ricas em clorofila são grandes amigos de quem quer reduzir o suor! ...
  • Cereais. ...
  • Legumes. ...
  • Frutas.

O sintoma da hiperidrose é justamente o excesso de suor em diversas partes do corpo, principalmente nas palmas das mãos, na planta dos pés e nas axilas, que podem piorar com o calor (apesar de ocorrer também em temperaturas mais amenas), com comidas condimentadas ou com alguns estímulos emocionais.

Hiperidrose axilar: situação em que o paciente tem transpiração excessiva na região das axilas, sendo comum formarem-se "halos" de suor na vestimenta. Hiperidrose crânio-facial: situação em que paciente tem transpiração excessiva na região do rosto, em especial na testa.

A distonia é caracterizada por contrações musculares involuntárias de longa duração (contínua) que podem forçar as pessoas a posições anormais, por exemplo, fazendo com que todo o corpo, o tronco, os membros ou o pescoço se torçam. A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento.