Estou só ou estou a sós?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Nós queremos ficar a sós. As duas frases estão corretas. A sós: Locução adverbial formada pela preposição a e pelo adjetivo sós. É invariável, nunca se flexionando.

locução adverbial A sós. Sem companhia ou sem auxílio de; solitariamente. Etimologia (origem da palavra sós). Plural de só, do latim solus, "sozinho".

A sós, locução, é invariável. Só aparece no plural: Maria prefere viver a sós. Moramos a sós no mesmo apartamento. Estamos a sós.

Falar com alguém em privado.

Significado de Apenas
advérbio De uma maneira exclusiva; que tem capacidade para excluir os demais; somente, exclusivamente ou unicamente: referia-se apenas ao companheiro de quarto.

Estar a sós com Deus é entrar no lugar de pertencimento, estar em conexão com a fonte de sentido da nossa realidade e receber a vida de que precisamos para viver o dia que está diante de nós. E precisamos fazê-lo todos os dias. A cada dia, o sol nasce e as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós, de novo.

Advérbio de exclusão: apenas, salvo, senão, só, somente.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

O advérbio somente significa não mais que, sendo sinônimo de só, apenas, unicamente, tão somente e exclusivamente, entre outros. Exemplos: Somente preciso de sua ajuda no sábado. Ele trouxe somente quatro livros.

isoladamente,a sós,às singelas,somente,unicamente,meramente,simplesmente & adj.;ao menos,pelo menos,no número singular,um por um,distributivamente,per se,por si,em separado,à parte,em abstrato.

sóis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O SOS só foi oficializado em 1908, no entanto ainda era comum utilizarem os dois códigos para sinalizar o perigo. Em 1912, por exemplo, quando o famoso navio Titanic afundou, foram emitidos sinais de socorro em SOS e CQD.

O SOS teve origem nos regulamentos de rádio marítimo do governo alemão adotados em 1º de abril de 1905. Tornou-se um padrão mundial quando foi incluído nos regulamentos de serviço da primeira Convenção Internacional de Radiotelegrafia e assinado em 3 de novembro de 1906, que entrou em vigor em 1º de julho de 1908.

Retratando o sentido de “sozinho”, o “só” se caracteriza como adjetivo, concordando, portanto, com o termo a que se refere.

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

Apenas: 1 apenas, exclusivamente, meramente, não mais que, puramente, simplesmente, só, somente, tão só, unicamente.

Dessa forma, a + a(s) = à(s). No caso da expressão vale a pena, essa contração não existe, pois o verbo valer é transitivo direto e não demanda o uso da preposição. Dessa forma, não se usa crase e a vogal “a” assume apenas o papel de artigo definido feminino.

Atesta-se que por se tratar da palavra só, ora situada na condição de adjetivo, a flexão se torna evidente, concordando, portanto, com o substantivo a que se refere: ela= só / as crianças = sós.

Deus quer que você seja feliz, e é isso que você deve ser. Quando você acredita Nele e faz o melhor que pode para guardar Seus mandamentos, você encontra alegria e tem esperança no futuro.

Trata-se de uma obra que não pode faltar nos lares cristãos compromissados com o crescimento espiritual através da intimidade com Deus.

Continuar lendo Qual é o sinal de SOS?