Estou roncando mesmo com o CPAP?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Condensação na extensão do tubo. Há situações em que o CPAP parece emitir um ruído parecido com chiado. Se isso acontece com o seu aparelho, é importante verificar se dentro da extensão do tubo/traqueia contém gotículas de água.

Existem indicativos que adiantam o tempo necessário para fazer manutenção do CPAP. Níveis sonoros acima do normal e odores incômodos ao ligar são indícios de que o dispositivo não está funcionando normalmente e que a sua terapia respiratória pode estar sendo comprometida.

Invista em um umidificador de ar
As alergias, congestões nasais e o tempo seco também são possíveis causadores dos roncos. Por isso, utilizar um umidificador no ambiente em que você dorme pode ajudar a reduzir a intensidade do ronco.

E, de acordo com estudos científicos, é melhor dormir sobre o lado esquerdo do corpo. Dessa forma, é possível estimular importantes funções do cérebro, auxiliar na circulação sanguínea e facilitar a digestão. Conheça a CPAPS!

A causa do ronco alto pode ser a flacidez nos músculos da garganta, uma amidalite, as adenoides muito grandes, o desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, ingestão de álcool pois relaxa a musculatura, obesidade e acúmulo de gordura na região cervical, tabagismo, refluxo gastroesofágico, problemas na ...

Entre elas, estão fonoterapia, aparelho intraoral, estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico.

O CPAP produz uma pressão positiva contínua, independente da fase da respiração, ou seja, mantém níveis de pressão de ar acima do ambiente, independentemente da inspiração ou expiração.

Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!

Se você estiver se sentindo congestionado ou com febre, é melhor fazer uma pausa no CPAP durante o resfriado. Se você continuar a usá-lo, poderá piorar em vez de melhorar.

No tratamento para apneia com CPAP, é possível perceber melhoras na qualidade do sono a partir de quinze dias de uso.

Use o CPAP acordado
No início do seu tratamento para apneia do sono, utilize o seu aparelho CPAP acordado para se acostumar com a sensação da máscara.

Procure dormir de lado, evitando a posição que é conhecida por causar o ronco; Levante a cabeceira da sua cama alguns centímetros; Utilize tiras elásticas, que grudam na ponte do nariz, com o objetivo de ampliar as narinas; Você pode utilizar descongestionantes para abrir as vias aéreas.

Sugira o uso de tiras nasais
Se a causa do ronco do seu parceiro for relacionado a respiração, pode ser que esses acessórios solucionem a situação e você consiga dormir com a pessoa que ronca sem problema algum.

Tratamento para apneia do sono

  1. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  2. Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  3. Evite dormir de barriga para cima;
  4. Tratar doenças do nariz e garganta.

Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso. O ronco pode, ainda, ser sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), patologia caracterizada por parada respiratória com duração de pelo menos dez segundos nos adultos, e dois ou três segundos nas crianças.

Algumas formas de parar de roncar são elevar a cabeceira da cama, utilizar um travesseiro anti-ronco, evitar dormir de costas ou usar um adesivo nasal, por exemplo, pois permitem uma melhor passagem do ar pelas vias aéreas, facilitando a respiração e evitando o ronco.

Para quem tem um quadro leve ou moderado de apneia do sono é possível tratar com um aparelho de reposicionamento mandibular que deve ser utilizado dentro da boca (intra-oral) durante o sono. Esse dispositivo promove um leve avanço da mandíbula que ajuda a melhorar a circulação de ar e a reduzir o ronco e a apneia.

CPAP automático G2s – BMC
Este aparelho é o mais silencioso de todos os aparelhos já produzidos pela BMC e ainda possui a tecnologia reslex, que permite a redução automática da pressão de tratamento no dispositivo quando o paciente expira.

Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Repetir o processo mais três vezes.

Ela servirá para configurar o seu aparelho, pois é a quantidade de ar que ele precisa enviar para que você não tenha mais apneia e também elimine o ronco. Se a pressão que o médico prescreveu for entre 4cm/H2O e 8cm/H2O, um CPAP básico ou com alívio expiratório servirá perfeitamente.