Estou reflexiva ou refletiva?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Refletivo/refletora é aquilo que reflete algo, como a iluminação. Por exemplo: os capacetes e faixas com material refletivo, para serem vistos à noite. Reflexivo é aquilo que reflete sobre algo. Por exemplo: uma pessoa ponderada, que reflete/pensa o que fazer antes de efetivamente fazer.

re·fle·xi·vo |cs| ou |ss|
2. Que se produz por reflexão, reflexo. 3. Que medita, que pensa maduramente.

Os materiais de reflexão têm o objetivo de ampliar o som produzido deixando o ambiente mais vivo. Assim sendo, o tempo de reverberação fica mais longo com o som preenchendo o ambiente.

1 pensativo, introspectivo, meditativo, concentrado, cogitativo, absorto, cogitabundo, meditabundo, pensabundo, penseroso.

Um exemplo de uma relação reflexiva é a relação "é igual a" no conjunto de números reais, já que todo número real é igual a ele mesmo. Diz-se que uma relação reflexiva tem a propriedade reflexiva ou é possuidora de reflexividade.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: refletivo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: reflectivo. Grafia no Brasil: refletivo.

Toda faixa refletiva possui na parte prata a frase “APROVADO DENATRAN”. Ou seja, a faixa em questão passou pelas diretrizes deste órgão público que é responsável pela homologação deste item. Para ter certeza que a faixa foi realmente aprovada, basta consultar no site do DENATRAN as Portarias que foram publicadas.

Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento.

Atitude reflexiva é aquela que o sujeito pensa antes de realizar, analisa, levanta questionamentos, organizando ideias , levando em consideração os saberes cotidiano da sociedade . .

Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos.

O argumento básico de Análise Reflexiva é que a fenomenologia é fundamentalmente uma abordagem, ao invés de um conjunto de textos ou conceitos: abordar fenomenologicamente envolve modos de observação e análise que podemos aprender, para obtermos melhores resultados.

Um professor reflexivo assume responsabilidade sobre suas próprias atitudes dentro e fora da sala de aula, pois usa vários métodos e técnicas de ensino e trabalha conteúdos relacionados à realidade de seus alunos.

Contudo, para exercer uma boa liderança é fundamental que você seja reflexivo, ou seja, que retire um tempo para pensar nos acontecimentos à sua volta e se distanciar um pouco para poder enxergar melhor o que está acontecendo. Nesse momento, é importante analisar inclusive como anda seu desempenho como líder.

Reflexão do som
São exemplos de materiais reflectores, as paredes de alvenaria, vidro, chumbo, madeira maciça de alta dureza e alguns tipos de borracha; estes materiais possuem um elevado poder reflector do som. Em contra partida, a sua capacidade de absorção de som é muito baixa.

Os pronomes reflexivos indicam que o sujeito pratica uma ação verbal sobre si mesmo. Exemplos: Olhei-me ao espelho e vi que estava realmente pálida. Penteou-se e saiu.

Na voz reflexiva, o sujeito pratica e, ao mesmo tempo, sofre/recebe a ação verbal. Exemplo: As crianças se furaram no prego. Na frase acima, “as crianças” é o sujeito que pratica a ação verbal de se furar e também que recebe essa mesma ação.

A pessoa reflexiva tem qualidades analíticas e necessita possuir certos elementos antes de tomar uma decisão, sem se importar com o tempo que isso possa levar. Portanto, costumam ser pessoas com grandes capacidades de concentração e observação.

Na matemática, relação transitiva é a que se estabelece entre três elementos de um mesmo conjunto de tal forma que se o primeiro tem relação com o segundo e este tem relação com um terceiro, então o primeiro elemento tem relação com o terceiro.

Uma relação simétrica também transitiva e reflexiva é uma relação de equivalência. Uma maneira de conceituar uma relação simétrica na teoria dos grafos é que uma relação simétrica é uma aresta, com os dois vértices da aresta sendo as duas entidades assim relacionadas.