Estou recebendo muitas mensagens estranhas no WhatsApp?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Por que estou recebendo mensagens de desconhecidos no WhatsApp? Isso acontece porque de alguma forma, esses contatos desconhecidos tiveram acesso ao seu telefone. Em certos casos, um amigo em comum pode ter passado seu número, mas, em outros, não é raro que o número tenha sido acessado em uma base de dados.

Recebendo correntes de desconhecidos
Segundo o WhatsApp, a primeira vez que você receber uma mensagem de um número desconhecido (ou ainda não cadastrado na sua agenda) você terá a opção de reportar este mesmo número como spam diretamente no aplicativo.

Se alguém te enviar uma mensagem com um link estranho, não responda e nem tente abrir, pois isso pode ser um golpe. Muitos criminosos tentam aplicar os golpes por meio de links para que, ao menor clique, vírus invadam o seu aparelho e os seus dados sejam divulgados. Então, cuidado!

Há algumas opções para bloquear um número de telefone desconhecido: No primeiro contato com o número desconhecido, abra a conversa e toque em Bloquear > Bloquear. Abra a conversa com o número desconhecido, toque no número de telefone e, em seguida, toque em Bloquear contato > Bloquear.

Se você desejar, pode usar o recurso "Não receber notificações". Quem não tem uma pessoa irritante na sua lista de contatos que atire a primeira pedra. Para não ser incomodado mais, basta bloquear esse contato. Abra a janela de conversa do contato, clique nos três pontos verticais e clique em Bloquear.

2. Atividades suspeitas

  1. Abra o WhatsApp em seu celular e toque sobre o ícone de três pontinhos, no Android, ou em Configurações, no iPhone;
  2. No menu que abrir, vá em Aparelhos conectados;
  3. Na tela que surgir, é possível conferir os aparelhos onde tem conexão ativa no WhatsApp Web.

Existe um truque que pode te ajudar a identificar quem está te mandando mensagem no WhatsApp sem nem mesmo olhar para o celular. O segredo é customizar a notificação: escolher o som, o padrão da vibração, o formato do pop-up e até a cor da luz LED (se o seu aparelho tiver na parte frontal).

Nas configurações do aplicativo, você pode ver a opção de dados em segundo plano.

Assim como no Android, se vemos números desconhecidos nessa lista, isso significa que essas pessoas nos adicionaram ao WhatsApp sem o nosso conhecimento. Além disso, podemos descobrir fazendo o mesmo publicando um status do WhatsApp e verificando se os números que não temos armazenados aparecem.

Seja educado e respeitoso durante toda a conversa. Preste atenção no que a outra pessoa fala e de continuidade a conversa. Seja gentil, ofereça um lugar mais confortável, pergunte se a pessoa está bem, se está confortável. E respeite se ela não estiver afim de conversar.

Abra o SMS e toque no nome do remetente. Toque no ícone Informações na parte superior da tela. Selecione Bloquear este chamador.

WhatsApp clonado: o que fazer? Acesse o WhatsApp, ele estará sem cadastro. Insira o seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Assim que você digitar o código recebido, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Alguns sinais no seu telefone podem ser indícios de que ele esteja hackeado. Consumo maior de dados, superaquecimento e mensagens que você não reconhece podem ser resultado de uma espionagem.

Os aplicativos espiões são programas maliciosos instalados de forma acidental ou inocentemente pelas vítimas, que acabam concedendo aos criminosos acesso ao seu aparelho. Com o celular hackeado, então, seu WhatsApp pode ser clonado, com suas conversas sendo copiadas e monitoradas pelos hackers.

Outra boa maneira de evitar vírus no WhatsApp consiste em instalar um antivírus em seu smartphone, desde que ele seja baixado diretamente da loja oficial e tenha boas avaliações. A ferramenta é importante para impedir que o vírus tenha acesso a determinados dados, caso necessário.

Em caso de celular clonado pelo IMEI, a Anatel recomenda entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio da linha. Da mesma forma, quando a clonagem é feita por aplicativos espiões ocultos, a solução é identificar e desinstalar o programa. É possível ainda formatar o aparelho.

Dependendo da situação, a operadora pode saber o endereço físico cadastrado pelo dono da linha. A 'localização' não é identificada, mas sim a conexão: o WhatsApp não registra a localização das mensagens e é geralmente desnecessário associar informações de uso de rede móvel e WhatsApp para identificar a localização.

Como localizar quem enviou uma SMS para você

  1. Step 1. Visite o site "Trace Text". Digite o número da mensagem recebida na caixa de texto principal no site. ...
  2. Step 2. Baixe e instale o aplicativo "ReverseLookup" em seu celular Android. ...
  3. Step 3. Visite o site "Ugux".

Em chamadas na rede de telefonia comum, um "grampo" se dá pela gravação da chamada no sistema da operadora. Isso não funciona no WhatsApp, pois ele utiliza a criptografia de ponta a ponta.

Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.