Estou ouvindo minha respiração?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quando respirar faz ruído, algo está errado, pois o ar não está passando como deveria. Estes sons anormais, chamados de estridor, ocorrem em diversas situações, como rinites, atresias de coana, laringomalácia, paralisia das cordas vocais, estenoses da laringe e outros.

Autofonia é a sensação subjetiva de ouvir a própria voz ao falar, pode ser referida como uma retroalimentação auditiva, ou seja, perceber sua voz de forma exagerada.

Tinnitus pulsátil, ou seja, pressão no ouvido, está frequentemente relacionado ao fluxo sanguíneo (artérias e veias), próximas aos ouvidos, ou mesmo a uma aumento de fluxo sanguíneo ao redor dos ouvidos.

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.

Quando o tímpano está perfurado a pessoa sente dor de ouvido, coceira no ouvido, fica com a audição diminuída e pode apresentar sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente pode ser preciso cirurgia.

Incline a cabeça. Essa é a dica principal para quem entupiu o ouvido enquanto nadava! Basta inclinar a cabeça para o lado entupido, segurar o ar e fazer movimento de retirada em direção ao ombro. Se for o caso, vale a pena utilizar a pontinha da toalha para enxugar a parte externa do ouvido, mas tome bastante cuidado!

A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.

Normalmente, usa-se um descongestionante nasal em spray ou gotas, comprimidos anti-histamínicos e corticoides. Se houver infecção , os antibióticos também podem ser administrados.

O barotrauma da orelha média, também conhecido por barotruma de ouvido, barotite média, “ouvido entupido” ou “orelha de avião”, é uma lesão no tímpano provocada pelo descompasso entre a pressão do ar que ocupa a cavidade oca da orelha média e a pressão atmosférica, vigente no ambiente externo.

Os principais sintomas são o abafamento da audição e dor de ouvido. Outros sinais são zumbido, tonturas e sensação de plenitude no ouvido, que podem durar desde horas até semanas. Nariz entupido, resfriado e outras infecções também podem causar o bloqueio da tuba auditiva.

Otorreia é a descarga pelo ouvido de diferentes tipos de secreções. Esta descarga pelo ouvido pode manifestar-se como uma exsudação de substâncias ligeiramente ensanguentadas (otorreia sanguinolenta), pode ser mais composta por cera (otorreia sero-mucosa) ou apresentar pus (otorreia purulenta).

O zumbido pulsátil é um sintoma caracterizado pela percepção de um som que se manifesta como um pulsar, semelhante aos batimentos cardíacos. Quando o ritmo do som é síncrono aos batimentos cardíacos do paciente, sugere-se, inicialmente, uma causa vascular. Quando é assíncrono, suspeitamos de alguma causa muscular.

A ansiedade afeta as pessoas de maneiras distintas, podendo causar inquietação e dificuldade para dormir. Em alguns indivíduos, provoca também um barulhinho irritante nos ouvidos, uma espécie de zumbido constante. A gravidade varia, podendo ser algo que nos desconcentra ou perturba, afetando a qualidade de vida.

A consciência do sangue que flui dentro e ao redor dos ouvidos pode ser causada por condições que bloqueiam os seus ouvidos, tornando os sons internos amplificados. Essas condições incluem tímpano perfurado e cerume impactado. Outras causas comuns de zumbido pulsátil incluem: Pressão alta.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Preparação

  1. Sente-se em uma cadeira confortável em um local calmo.
  2. Faça os exercícios enquanto ouve música relaxante. Desligue a música se ela o distrair.
  3. Tire os sapatos e use roupas soltas e confortáveis.

O que é Tinnitus? Também conhecido como tinido, acufeno ou, simplesmente, zumbido no ouvido, o Tinnitus pode ser definido como uma ilusão auditiva. Ou seja, o indivíduo ouve um barulho, mas o som não é de nenhuma fonte externa. Isso ocorre porque há uma alteração na atividade dos núcleos cerebrais da audição.

O primeiro sinal de catarro no ouvido é a sensação de bloqueio e até de uma certa pressão nos canais auditivos. A pessoa pode sentir dor ou desconforto no local e experimentar sons incomuns, como chiados e estalos.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.