Estou meio tonta ou meia tonta?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.

Qual será o correto? A palavra meio quando se refere a adjetivo é um advérbio, por tanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é a forma: ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

Por que usamos meias? Antes de contarmos mais sobre os principais modelos de meia, você já parou para pensar por que a usamos diariamente? Claro que o motivo básico é esquentarmos os pés, mas ela vai muito além disso: absorvendo o suor, evitando o mau cheiro e o aparecimento de bactérias.

Além de ser usada para compor o estilo ou para ajudar com problemas circulatórios e de atrito entre a pele, a meia calça também pode ser usada como parte de trajes formais, e também como requisito de uniformes em escolas e algumas empresas, para compor o uso de shorts, saias e vestidos.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

O correto é dizer-se “ELA ESTÁ MEIO DOENTE.” MEIO, entre outros significados, é também advérbio, correspondendo a: por metade; um pouco; um tanto; quase. Perceba como isso é verdade, pois substituindo a palavra meio, temos: “Ela está um pouco doente.”, “Ela está um tanto doente.”

A dúvida é: Eu fiquei fora de si ou de mim? A resposta é: Eu fiquei fora de mim.

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

O certo é “meio chateada” .
Quando a palavra meio for usada como um advérbio de intensidade, ela deve ser invariável.

Significado de Meia
substantivo feminino Tecido de malha para cobrir o pé e parte da perna.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

As expressões corretas são “a gasolina é (ou está) cara”, “a banana é (ou está) barata”. Mas caro e barato também podem funcionar como advérbios, e, nesse caso, ficam invariáveis, isto é, não se flexionam: mantêm sempre a forma do masculino singular.

Uso dos pronomes pessoais oblíquos tônicos

  1. ª pessoa do singular: mim, comigo.
  2. ª pessoa do singular: ti, contigo.
  3. ª pessoa do singular: ele, ela.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

meses - Dicionário Online Priberam de Português.

Qual o significado da expressão «em meio a», quais seus sinónimos, e como deve ser usado ? A locução prepositiva «em meio a» é, portanto, usada em sentido espacial como acontece em 1, ou denotando tempo, à semelhança da frase 2.