Estou meio cansada ou meia cansada?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.

Com este sentido, a flexão de meio para meia está errada, sendo incorreto dizer que ela está meia preocupada, meia nervosa, meia confusa, meia triste. O correto é dizer que ela está meio preocupada, meio nervosa, meio confusa, meio triste.

a) A palavra "meio", quando empregada como adjetivo, concorda normalmente com o nome a que se refere. Por Exemplo: Pedi meia cerveja e meia porção de polentas. b) Quando empregada como advérbio (modificando um adjetivo) permanece invariável.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

Ao telefone, não visualizamos o movimento dos lábios e fica mais fácil confundir três e seis. A fim de evitar que o número seis fosse confundido com o três em uma conversa, passamos a usar o "meia-dúzia", que logo foi reduzido a "meia".

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A palavra meio (= metade) varia no feminino e plural quando precede um substantivo: Cem mil toneladas de carne representam o consumo nacional de meio mês . Ganhou meia gleba de terra. Por favor, deixe de meias palavras .

“Meio” e “meia”
Confundir as duas palavras é muito comum. No sentido de “um pouco” ou “mais ou menos”, “meio” é invariável, por isso não flexiona. Mas se for no sentido numérico da palavra, quando “meio” significa “metade”, ele concorda com o verbo. Por exemplo: “ele pediu uma pizza meia calabresa, meia mussarela.”

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

Use com hífen e com artigo: a meia-noite, o meio-dia, o meio-dia e meia, do meio-dia, da meia-noite. A reunião está marcada para o meio-dia, no Plenário da Câmara. A reunião será do meio-dia às 14h. E não: de meio-dia às 14h.

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

1) A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”...

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração.

113. A dúvida é: Eu fiquei fora de si ou de mim? A resposta é: Eu fiquei fora de mim.

Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.