Estou me sentindo quente mas não estou com febre?

Perguntado por: vassis5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Segundo os profissionais de saúde, a febre interna é a sensação que uma pessoa tem quando está quente apesar do termômetro estar marcando a temperatura normal, diferentemente da febre convencional que é indicada por esse aumento no calor do corpo.

Quando ela aparece, é sinal de que o corpo não vai bem, seja por conta de uma infecção ou como sintoma de uma doença. Quando a febre ataca, pode vir acompanhada de moleza no corpo, suor excessivo, dores musculares, calafrios, desidratação, irritabilidade.

A febre é frequentemente lembrada por causar uma sensação de frio e, posteriormente, provocar suor e sensação de calor. De fato, a transpiração é um dos mecanismos utilizados pelo corpo humano para regular sua temperatura1.

O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.

Existe tratamento para a febre interna? Por ser uma condição subjetiva, tanto o diagnóstico quanto o tratamento são feitos de maneira individualizada. Ainda assim, ao persistirem os sintomas, sugere-se seguir os mesmos passos da febre comum, ou seja, manter-se hidratado, tomar banhos mornos e ficar em repouso.

Aplicativo usa sensores do celular para descobrir a temperatura local. Termômetro é um app para Android que promete descobrir a temperatura do ambiente em que você se encontra. A ferramenta usa os sensores do celular para fazer a estimativa, sem a necessidade de nenhuma permissão especial.

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Como você pôde ver, a ansiedade pode provocar, além dos psicológicos, sintomas físicos, como dores no corpo, tremores, falta de ar e alterações intestinais e estomacais.

As convulsões febris em geral resultam da própria febre. Na maioria das vezes, a febre é causada por uma infecção de resto menor, como uma infecção respiratória viral ou uma infecção do ouvido. Em tais casos, a infecção e a convulsão são inofensivas.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

A febre é um mecanismo de defesa do corpo contra quadros de infecções. Por meio de circuitos fisiológicos e neuronais integrados, a temperatura do corpo é elevada para garantir a sobrevivência das células sob condições anormais no organismo1.

hipotálamo

REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL
A capacidade de regular a temperatura corporal, característica especial dos animais homeotérmicos, é exercida pelo hipotálamo. Este é informado da temperatura corporal, não só por termorreceptores periféricos, mas principalmente por neurônios que funcionam como termorreceptores.

Apesar de ser comumente associado à pressão alta, ficar com o rosto vermelho e quente não é um sintoma de aumento da pressão. Essa situação acontece pela dilatação de vasos sanguíneos no rosto da pessoa, sendo oriundo de diversos fatores como calor, frio, alimentos picantes e ventos fortes.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.