Estou lhe ou estou lhe?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

O e lhe são pronomes pessoais oblíquos átonos relativos à terceira pessoa do singular. São usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as) ou de objeto indireto (lhe, lhes). Exemplos com lhe. disse-lhe; liguei-lhe; desejei-lhe; enviei-lhe; mostrei-lhe; …

Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Eu o amo ou eu lhe amo
Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Receber, obter, alcançar.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

A forma foi-lhepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.

O pronome lhe, foi originado do dativo latino que tem uma espécie de função paralela à do complemento indireto do português. Do mesmo modo o status de complemento é garantido, pois o lhe preenche perfeitamente o espaço exigido pelo verbo.

A forma informo-lheé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de informar] .

O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.

Ele serve tanto para o masculino quanto para o feminino e normalmente se refere a pessoas. Então: falei-lhe = falei a você (não se diz *falei você); disse-lhe = disse a ele; já lhes informaram?

A forma concedam-lhespode ser [terceira pessoa plural do imperativo de conceder] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de conceder] .

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Resposta. Resposta: Lhe funciona como objeto indireto. Serve de complemento de um verbo transitivo indireto.

Dele: 2 sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você. Nele: 3 no senhor, nela, nele, em você, na senhora.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

2. — lhe- pronome pessoal, complemento indirecto. 3. — Particípio passado do verbo ganhar que, com o verbo ter, deve ser usado na forma regular — ganhado: tem-lhe ganhado.

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).