Estou lhe encaminhando ou estou encaminhando lhe?
Sim, a frase "Estou lhe enviando meu currículo" está correta e é mais adequada. Por quê? Porque o verbo "enviar" é transitivo direto e indireto, ou seja, exige dois complementos, um direto e outro indireto, pois quem envia envia alguma coisa a alguém.
Quando posso usar o lhe?
O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Enquanto os pronomes o, a, os, as e variações como lo, la são dos objetos diretos.
Estou lhe enviando ou estou te enviando?
Estou te enviando é a forma correta.
Te é um pronome da segunda pessoa do singular, e o pronome "lhe" é terceira pessoa, e a frase está em segunda pessoa.
É correto escrever Informo lhe?
A forma informo-lheé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de informar] .
Qual o correto te envio ou lhe envio?
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.
Quando substituir por lhe?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."
Pode usar lhe no início da frase?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Estou te ou estou lhe?
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, "lhe" ou "o/a", quando o interlocutor for tratado por "você", e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, "te", se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: "Eu te amo, és linda".
Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?
Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as. Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham.
Estou enviando essa mensagem ou esta mensagem?
Esta é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala. Essa é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala.
Porque o gerundismo é inadequado?
O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
Qual a frase indica a regencia adequada do verbo informar?
1. Informar alguém de + substantivo: «Ele informou-a dos procedimentos a adoptar.» 2. Informar alguém sobre, acerca de, a respeito de + substantivo: «Ele informou-a sobre (acerca de, a respeito de) as diversas hipóteses.»
O que posso lhe ajudar?
Resposta verificada por especialistas. A frase correta é "como posso te ajudar?" Justificativa: Em frases interrogativas, a gramática normativa recomenda a próclise, ou seja, emprego do pronome oblíquo antes do verbo.
Quem convida convida alguém ou a alguém?
O verbo “convidar” é transitivo direto, ou seja, exige complemento. Contudo, este complemento é ou não precedido de preposição? Não. Quem convida, convida alguém e não de alguém, por alguém, etc.
É correto dizer eu lhe amo?
Eu o amo ou eu lhe amo
Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.
O que significa ter lhe?
Receber, obter, alcançar.
Qual é a classificação do pronome lhe?
Objeto indireto
O pronome lhe, foi originado do dativo latino que tem uma espécie de função paralela à do complemento indireto do português.
Qual é o referente do pronome lhe na segunda fala?
Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, assim, o pronome oblíquo “lhe”, da segunda oração, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/você): Maria não sabia se devia ajudar....
Como usar os pronomes oblíquos?
Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.