Estou lá ou estarei lá?

Perguntado por: nfreitas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Tanto faz! As duas formas estão corretas.

O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.

7 morarei, residirei, habitarei, viverei, coabitarei, conviverei.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Enviá-lo, com acento agudo na vogal “a”, é referente ao infinitivo do verbo. Basta preencher este modelo e enviá-lo. Vamos enviá-lo a congressos pelo país fora. Também pode enviá-lo para o seu endereço eletrónico.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Então, para ficar bem claro, eu vou repetir: dizer eu vou sair, ele vai viajar, nós vamos estudar... tudo bem; em vez de eu vou ir, diga eu irei; em vez de eu vou vir, diga eu virei; e nunca mais diga “eu vou vim”.

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Então, quando você diz que “estará sempre aqui”, apenas afirmará que não será capaz ou se quer tentará seguir aquele rumo junto a pessoa que “necessita” de ti.

Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Irei vem do verbo ir. O mesmo que: sairei, partirei, comparecerei, aparecerei, apresentarei, caminharei, locomoverei, movimentarei, marcharei.

Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Em que pesem as suas contradições, a melhor tese ainda é a dele. A máquina estatal mostra-se ineficiente, em que pesem os esforços do governo. Em que pesem as dificuldades do momento, ele não recuará.

A palavra enumerar tem sua origem na palavra em latim enumerare, devendo assim ser escrita com e, não com i. Também com e deverão ser escritas todas as palavras cognatas de enumerar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo. Exemplos: Palavras da mesma família: enumerar, enumeração, enumerável, enumerador,…