Estou indo ao Ou estou indo para?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta.

Essa expressão costuma gerar bastante dúvidas, porém a forma correta é “Ao telefone”. Sua mãe te chama e você responde: Estou no telefone! Mas não seria: estou ao telefone?

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.

“Ir de encontro a” é “ir contra”; “Ir ao encontro de” é “ir a favor”.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá.

No caso de ir a algum lugar e voltar de algum lugar, usa-se crase quando: "Vou à Bolívia. Volto da Bolívia". Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo".

Em "Quem tem boca (ou "Sabrina') vai a Roma", por exemplo, o "a" que antecede "Roma" não pode receber acento grave por uma razão muito simples: não ocorre crase, ou seja, o "a" não resulta da fusão de coisa alguma. Quem tem boca vai a algum lugar. E chega de "a"!

Nós costumamos usar expressões como “Vou no dentista”, “Estou indo no Fórum” ou “Preciso ir na farmácia” querendo nos referir ao lugar para onde estamos indo. No entanto, a regência verbal anula esta convenção, pois quem vai, vai a algum lugar. >>

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.

4 sinônimos de ao para 1 sentido da palavra ao: Contração da preposição a com artigo o: 1 no, a um, em um, num.

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. Pode ser utilizada com vários significados indicando, entre outros, direção, oposição, finalidade, propriedade, utilidade, etc.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!

Ao invés de dizer "cheguei em", "cheguei no" ou "cheguei na", nós devemos dizer "cheguei à" ou "cheguei ao". Eu "cheguei ao trabalho", eu "cheguei à escola" e etc...

“Cristina precisa ir à aula”. A preposição “a” é exigida pelo verbo “ir”, pois o verbo indica movimento em direção a algum lugar.

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

A escrita correta, conforme a norma-padrão, é "ir ao médico". Isso ocorre porque o verbo "ir" rege preposição "a" (ir a algum lugar).