Estou há meia hora ou a meia hora?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

O “a” é um artigo definido utilizado antes de substantivos e diferente do “há” que indica um tempo passado, esse é utilizado para falar de uma ação futura. Além disso, ele é empregado quando estamos nos referindo a distância. Daqui a três anos irei para a Inglaterra.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Para indicar um momento do dia, usamos à tarde com crase: A loja só abrirá à tarde (locução adverbial de tempo). Para indicar parte do dia, usamos a tarde sem crase: A tarde está linda (substantivo).

“Ela chegou da Itália há pouco tempo” (= faz pouco tempo). governador.” Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

Emprega-se o por dois motivos: o primeiro, quando queremos fazer referência ao verbo fazer, indicando tempo decorrido, como, por exemplo, nas expressões: “Não o vejo quinze dias.”; “Eles não se encontram tempos.” e “Saiu da empresa duas horas.”.

Exemplo: Há muito tempo não viajo; Faz muito tempo que não viajo. Obs.: vale destacar também que “há muito tempo atrás” é uma frase redundante já que o verbo "haver" indica tempo passado. É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.

A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de. Também é utilizada para se referir a algo que aconteceu no passado. Quando nos referimos a um tempo passado empregamos o verbo haver, que indica tempo decorrido e não admite flexão, ou seja, sempre é utilizado no singular ().

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos.

Sinônimo de

  • tem, existe, resta. ...
  • faz, completa-se, perfaz. ...
  • está, encontra-se, acha-se, apresenta-se. ...
  • acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se. ...
  • entende-se, arranja-se, relaciona-se, lida, trata.
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver: – Não o vejo há dias. – Estou esperando você horas. >>

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Conclusão. Como pudemos ver, o emprego ou não da crase em “a noite ou à noite e a tarde ou à tarde” surge para indicar se estamos falando de um certo período do dia ou noite (à noite/à tarde = com crase) ou do dia/noite como um todo (a tarde/a noite = sem crase).

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.