Estou há dias ou estou a dias?

Perguntado por: usoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

O “” deve ser usado quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e tem sentido de existir. Lembre-se de que “” é uma forma do verbo haver e, por isso, deve ser empregado no sentido de existir. Em caso de dúvida entre o uso de “” ou “a”, você pode observar se tem sentido de existir.

Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos.

É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Ambas as locuções são corretas; muitas locuções indicativas de tempo costumam ser iniciadas por preposição "a" ou "em". Veja: - À época da minha mãe, não havia tanta violência. - Na época da minha mãe, não havia tanta violência.

anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas há dois anos.
  4. Há dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Usamos “ano-luz” para medir distância: “...um astro semelhante ao sol a 153 anos-luz de distância da Terra.” O certo, portanto, é “...estão a anos-luz de distância...”

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

Em "Há de haver solução melhor", o verbo principal é "haver", que, por ser empregado com o sentido de "existir", é impessoal. Seu auxiliar (qualquer que seja) "assume" essa impessoalidade e não sai do singular: "Há de haver soluções melhores".

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. : quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  1. quanto tempo!
  2. muitos anos que não te via.
  3. Estou esperando vinte minutos.
  4. Já sou veterinária quatro anos.

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.