Estou gripada e tenho um bebê Recém-nascido?

Perguntado por: imoreira4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A amamentação deve continuar se a mãe estiver gripada. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, até o momento não há evidências de que o covid-19 seja transmitido através do leite. Além disso, os benefícios da amamentação superam qualquer potencial risco de transmissão.

Se você tiver resfriado, gripe, febre, diarreia, vômitos ou mastite, continue a amamentar normalmente. Seu bebê não vai contrair a doença através do leite materno. Na verdade, o leite contém anticorpos que reduzem o risco de o bebê contrair o mesmo microrganismo.

Mantenha o repouso
Quando seu bebê estiver doente, garantir que ele descanse e fique calmo é uma forma de evitar que ele fique mais debilitado. Muita movimentação pode aumentar o desconforto, por isso, mantenha a criança entretida, mas, preferencialmente, sempre no mesmo ambiente, que deve estar sempre bem ventilado.

A recomendação de manter a lactação inclui as mães que estão tomando remédios antivirais, como o Tamiflu.

Posso dar banho normalmente e lavar a cabecinha do bebe com resfriado e nariz escorrendo? Posso dar banho normalmente e lavar a cabecinha do bebe com resfriado e nariz escorrendo? Boa noite. Pode sim, mas tente secá-lo e enrolar bem no banheiro, e garantir que não haja correntes de vento até que esteja vestido.

Aquelas que apresentam sintomas gripais ou alguma doença respiratória podem amamentar normalmente. Nesses casos, basta tomar alguns cuidados. Quando não estiver amamentando, a mãe precisa manter uma distância de pelo menos dois metros no bebê. Já na hora de amamentar, ela deve colocar uma máscara.

Quando estamos com o bebê resfriado, a febre tende a ser mais baixa, com coriza, nariz entupido e tosse entre as queixas mais comuns.

No Brasil, é contraindicada a amamentação para as mães soropositivas. Neste caso, os recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com fórmulas infantis até o sexto mês”, segundo o texto.

O paracetamol, apesar de não ser considerado tão potente, é mais seguro e não provoca tantas reações adversas, sendo a primeira escolha dos médicos para tratar crianças, grávidas, lactantes, idosos, asmáticos, hemofílicos e outros grupos que não podem ser tratados com os AINEs.

A bula deste produto informa: “a amamentação deve ser evitada durante e até 48 horas após o uso deste medicamento devido a possível excreção deste medicamento pelo leite materno”.

Seu uso é contraindicado em caso de alergia aos componentes da fórmula, durante o período de gravidez e mulheres que estejam amamentando.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Naridrin bebê é um fluidificante e descongestionante nasal, sem vasoconstritor, útil antes das mamadas. Facilita a respiração durante o sono.

Depois de tudo o que viu, é importante esclarecer que, em princípio, o paracetamol é completamente seguro para o seu bebé durante a amamentação..

Nenhum efeito colateral foi relatado em bebês de mães que o fazem, exceto por uma crise cianótica (Rizzoni, 1984).

Comidas muito condimentadas ou processadas
O excesso de condimentos em alimentos pode agravar a irritação da garganta inflamada, favorecendo o aparecimento de lesões e dificultando a recuperação, além de serem mais difíceis de digerir ou capazes de irritar também o estômago da pessoa gripada.

Você pode até dar um segundo banho no bebê à noite, sem usar o sabonete, para ajudá-lo a relaxar.