Estou grávida e recebi uma pancada na barriga?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Mas em casos de acidentes de carro, quedas de lugares altos ou trauma direto na barriga, deve-se importante procurar atendimento médico o mais rápido possível. Nesses casos, está indicado a realização de exames que comprovem estar tudo bem com a mãe e o bebê.

A linha nigra é uma marca de cor mais escura na vertical que aparece no meio da barriga das grávidas no meio da gestação. Podendo aparecer apenas na parte inferior ao umbigo ou em toda extensão abdominal, a linha nigra é uma das mudanças que a pele sofre durante a gestação”, explica a médica.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

As causas podem ser uma resposta do organismo da gestante e fatores externos como acidentes e até exercícios de alto impacto não adequados. Mas a maioria dos casos de descolamento da placenta, especialmente os relacionados ao organismo da gestante, acontecem no fim do terceiro trimestre de gravidez.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto.

Se a grávida cruza as pernas, pode criar voltas no cordão umbilical e enforcar o bebê. Mito. Durante todo o período da gestação, o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco.

Sintomas de gravidez de risco
Exemplo desses sintomas comuns são náuseas e vômitos mais prevalentes no início da gravidez; dores lombares mais comuns em gestações avançadas e sintomas do trato digestivo, como constipação intestinal, azia ou queimação.

A verdade é que ela já existia bem antes de você ficar grávida. Chamada linha nigra que, apesar de nem toda gestante ter, é super comum. Devido ao aumento da pigmentação na pela da mulher causada pelos hormônios a torna mais escura – e, portanto, visível.

Saliência: entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, ocorre a inversão do umbigo, um processo indolor que faz com que o umbigo “aponte para fora”, ficando saliente.

Alteração na frequência cardíaca do feto
A frequência cardíaca fetal habitualmente encontra-se entre 120 e 160 batimentos por minutos. Portanto, frequências muito mais altas (acima de 200) ou baixas (abaixo de 100) podem ser um indício de algum tipo de sofrimento fetal ou problema.

Ao passar por uma situação de susto ou estresse, a Dra. Carolina indica que a gestante converse com seu médico, e se necessário, procure um atendimento de emergência para garantir a saúde e bem estar tanto da mãe, como do bebê.

Algumas vezes, depois da confirmação da morte de seu bebê, você ainda pode sentir como se ele estivesse se movendo. Isso é causado pela movimentação dele no fluido amniótico e pode causar bastante estresse. Sua equipe médica poderá conversar com você a respeito disso.

O sangramento pode ser de três tipos: hemorragia exteriorizada, isto é, quando o sangue sai pelo orifício da vagina; hemoâmnio, quando o sangue pode alcançar a cavidade amniótica, onde está presente o líquido amniótico, que envolve o embrião; e o sangramento retroplacentário, que não é visível por estar retido atrás da ...

Como saber se estou tendo descolamento de placenta? Na maioria dos casos, há sangramento vaginal, que pode variar de uma pequena quantidade até um jato repentino e mais volumoso. O problema é que para algumas mulheres o sangue fica retido no útero, atrás da placenta, e não dá para perceber nada.

Sintomas de Descolamento de Placenta na Gravidez
O descolamento de placenta tem como características dores abdominais e nas costas e sangramento em grande quantidade, que pode ser acompanhado ou não de líquido amniótico.

Ganhar peso durante a gestação é normal, afinal, passam a entrar na conta da balança o peso do feto, da placenta, o aumento do útero, a retenção de líquidos, entre outros fatores. Esse aumento pode variar de acordo com o peso que a mulher tinha antes da gravidez além das próprias condições da gestação.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.