Estou grávida e não sei a data da última menstruação?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.

Coloque o dia estimado em que ocorreu sua ovulação. Para saber com precisão a data, pegue o total de dias do seu ciclo e subtraia 14 dias.

Através da Data da Última Menstruação
A regra de Naegele, apesar de não ser muito exata, é muito utilizada pelos obstetras pois não depende de nenhum exame, apenas uma informação que a maioria das pacientes possuem. Para fornecer uma data aproximada mais exata, se utiliza um exame de ultrassom.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

No início da terceira semana após o início da menstruação acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino.

O tipo mais comum de teste de paternidade por DNA é feito depois do nascimento do bebê. Esse exame também é razoavelmente caro (cerca de 500 reais na rede particular) e depende da colaboração de pelo menos um dos possíveis pais. Existem exames de DNA gratuitos para depois que o bebê nasce.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.

O ultrassom é um método muito confiável para calcular a idade gestacional do seu bebê. Em geral, a margem de erro é pequena. Entretanto erros podem acontecer quando, por exemplo, o laudo contém algum erro de digitação.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

Se a diferença entre a idade gestacional calculada pela DUM e pelo ultrassom for menor que o limite estipulado (Tabela 1) considera-se a idade gestacional calculada pela DUM, mas se a diferença for maior considera-se o cálculo pelo USG e caracteriza-se um erro de data da ultima menstruação.

Na terceira semana de gestação começam a ser formados o tecido ósseo, os músculos, a pele, os vasos sanguíneos e um pequeno coração.

Já na 3ª semana de gravidez, o óvulo fecundado, viaja até o útero. Agora, o óvulo é um zigoto — um conjunto de células que se dividem rapidamente. Neste momento, útero se prepara para receber o óvulo, engrossando-se — isto ocorre todos os meses nos quais ocorre ovulação.

Tamanho do bebê de 3 semanas na barriga
Cerca de cinco dias após a fecundação e a viagem até o útero, o zigoto implantado é chamado de blastocisto e possui entre 50 e 150 células, que continuam a se dividir e a se separar. Ele mede de 0,1 a 0,2 milímetro, tamanho menor que o de um grão de areia.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.