Estou grávida e fiz uma ultrassom e não aparece nada?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Sim, é possível estar grávida mesmo que o saco gestacional não apareça no ultrassom. O saco gestacional começa a ser visto pela ultrassonografia a partir da quinta ou sexta semana de gestação. Antes desse período, a gravidez pode estar presente mesmo sem o saco gestacional visível pelo exame.

É possível ver o bebê no ultrassom a partir da 5ª semana de gestação, através do ultrassom transvaginal. Nessa fase, o "bebê" é ainda um saco gestacional que contém o embrião de apenas 5 ou 6 mm. Os seus órgãos começaram a se formar e já dá para ouvir os batimentos cardíacos.

É necessário a realização de ultrassom para diagnosticar uma gravidez anembrionada, para confirmar que o saco gestacional está vazio.
...
Sintomas da gravidez anembrionada

  • Cólicas abdominais moderadas a intensas.
  • Sangramento vaginal de leve a moderado.
  • Parada dos sintomas gestacionais (náuseas, tontura, sonolência)

Após a 6ª semana da gravidez, se o feto não for visualizado pelo ultrassom, significa que o saco gestacional está vazio e por isso o embrião não se desenvolveu após a fecundação.

Porém, se o ultrassom é feito muito cedo, é comum que algumas mães passem pela situação de não ver o feto e nem escutar seus batimentos cardíacos. Isso ocorre exatamente por ser cedo demais e, às vezes, o feto ainda não está em um tamanho visível.

Com 4 semanas de gestação já é possível a identificação do saco gestacional, confirmando a gravidez intra-útero. Mas para visualizar embrião, só é possível a partir de 6 semana. A partir de 4 semanas já é possível visualizar o saco gestacional. Entretanto, apenas com 6 semanas o embrião pode ser visualizado.

Antes da 4ª semana não adianta fazer ultrassom, pois ele não é capaz de identificar nenhum sinal de gestação. Alguns dias após o início da 5ª semana de gestação já é possível identificar, dentro do saco gestacional, a vesícula vitelina, estrutura que fornece nutrientes para o embrião.

Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.

Quando o ultrassom é realizado antes das 6 semanas e apenas o saco gestacional é visualizado, existe a dúvida sobre uma gravidez anembrionária. O diagnóstico, porém, nem sempre é possível no momento e com frequência o médico vai solicitar um retorno em algumas semanas para analisar a evolução do quadro.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica. O diagnóstico precoce pode evitar a ruptura das tubas uterinas e as sequelas, que vão da perda da tuba ao risco de vida da mulher.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada. Aconselha-se que a gestante refaça o ultrassom em algumas semanas para saber como está a evolução.

Para evitar essas frustrações e saber qual é o período ideal para realizar o primeiro ultrassom para ver ou ouvir sinais do seu bebê, preste atenção no resultado do seu exame Beta HCG quantitativo: valores acima de 2.000 mIU/ml será possível ver o saco gestacional pelo ultrassom transvaginal, isso ocorre entre a 4ª e ...

Quando o saco gestacional é expelido, surgem sintomas como cólica no abdome e sangramento vaginal, que embora seja parecido com a menstruação tende a ser mais volumoso e ter mais coágulos.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

Logo, as causas da não formação do embrião podem ter origem em erros espontâneos da divisão celular ou também podem ser provocados pela baixa qualidade genética do óvulo ou espermatozoide, levando ao desenvolvimento de um ovo cego, ou seja, a formação do saco gestacional sem embrião.