Estou grávida e fiquei muito nervosa?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Toda gestante corre o risco de sofrer com o nervosismo na gravidez. Esse sintoma é explicado pelas grandes mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino durante o período. Ele pode ser acompanhado por irritabilidade e baixa autoestima, especialmente quando se trata de uma gravidez de primeira viagem.

10 dicas de como aliviar o estresse na gravidez

  1. Pratique atividade física regular. ...
  2. Tenha uma alimentação equilibrada. ...
  3. Observe seus vícios. ...
  4. Tenha hobbies e momentos de lazer. ...
  5. Não se cobre demais. ...
  6. Converse com pessoas próximas. ...
  7. Medite. ...
  8. Durma bem.

Por exemplo, já nos primeiros momentos após a concepção, o bebê começa a desenvolver células de memória. Ou seja, ele já tente as emoções vivenciadas pela mamãe, além de “sentir” as interações que são feitas com ele ainda dentro do útero.

Com o aumento da frequência cardíaca da mãe, são liberados hormônios, o que aumentam o ritmo cardíaco do bebê, ou seja, ele é afetado de forma física e não emocional (até aonde a ciência compreende). Chorar é uma ação normal. O que pode ser preocupante é quando se torna algo muito recorrente.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Mulheres que apresentam sinais de estresse são três vezes mais suscetíveis a sofrer um aborto nas três primeiras semanas de gravidez, descobriu um estudo recente, com um pequeno grupo de mulheres.

Além disso, um bebê agitado se estica, boceja e até soluça! A partir da 10ª semana de gestação esses movimentos podem começar a ser sentidos.

Ao serem impactadas por uma descarga de adrenalina, as gestantes podem ter a pressão elevada, e com isso, correm o risco de ter descolamento de placenta e/ou parto prematuro.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Incentivar os momentos a dois mesmo durante a gestação e sempre respeitando a vontade da mulher. Manter a intimidade do casal faz bem não apenas para a mãe e consequentemente para o bebê, mas também para o equilíbrio da relação. A dica é preservar seus momentos de intimidade sempre que eles virem dos dois lados.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Outra dúvida muito frequente nos casais que estão esperando um bebê é se os toques e carinhos feitos na barriga são sentidos pelo feto. Segundo Jurandir, a medida que vai crescendo, o feto fica mais próximo da superfície abdominal materna e pode sim sentir os toques, tanto maternos quanto paternos.

Dormir de barriga para cima pode dificultar a respiração durante a noite. A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

Os sentimentos de raiva, também podem acontecer no período gestacional, assim como outros sentimentos. Se você percebe o aumento da irritabilidade e uma dificuldade de manejo com essas emoções, e isso te incomoda, pode ser uma boa oportunidade para buscar acompanhamento, uma ajuda acolhedora nesse tempo de gestação.

A mulher deve começar a tomar ácido fólico logo que descobrir a gravidez para prevenir doenças durante a gestação no processo de fechamento do tubo neural do feto.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada.

Pais que desejam saber se existe o risco, e qual seria esse risco, de o filho vir ao mundo com alguma doença ou condição, genética ou hereditária, podem recorrer ao aconselhamento genético com um médico geneticista.

Banho quente durante a gravidez
O banho quente não é recomendável durante a gravidez, isso por que o aquecimento do corpo durante a gravidez é um grande responsável pela má formação congênita do feto, por isso, durante os três primeiros meses de gravidez é importante evitar banhos muito quentes.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

São fatores de risco:
Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.