Estou grávida e estou tossindo muito?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

No caso da tosse na gravidez, é recomendada a inalação com soro fisiológico somente e um chá de mel com limão para acalmar a irritação.

Bebidas quentes, como chás e caldos, podem diminuir a irritação e ajudar o organismo a tratar a inflamação na garganta, além de diluir a secreção acumulada e contribuir para a limpeza do local. Ingredientes com ação anti-inflamatória, como mel, limão e até o alho podem ser utilizados nesse quesito.

Os antitussígenos são drogas bastante utilizadas pelas gestantes sem prescrição médica. Devem ser usados com cautela, já que muitos deles possuem veículo alcoólico. O dextrometorfano é o mais recomendado, devendo ser usado por um período mínimo, por ser inibidor central do reflexo da tosse.

Tosse: Para aquela tosse seca e desagradável o chá também vai ser a sua solução! Para esta situação, o ideal é o chá de camomila com umas gotas de limão e adoçado com mel.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Vick Vaporub® é um medicamento de uso externo e para inalação, de ação local, não havendo, portanto, interações medicamentosas relatadas.

Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Além das alergias respiratórias, a tosse seca persistente pode ser causada, por exemplo, pelo refluxo gastroesofágico e por problemas cardíacos. Infecção viral recente das vias respiratórias (gripe, resfriado, pneumonia) e tensão emocional também podem causar o incômodo noturno, especialmente em crianças.

Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Agentes irritantes
Mesmo sem o clima seco favorecendo sua ação, a presença de agentes irritantes pode levar a uma crise de tosse como parte de uma reação alérgica. Nesse contexto, podemos citar fatores como a poluição, fumaça de cigarros, pólen, ácaros, pelos de animais, entre outros alérgenos.

Gravidez: A inocuidade de Expec durante a gravidez ainda não foi estabelecida. Portanto, recomenda-se que a sua utilização somente seja feita após avaliação da relação risco-benefício.

Sintomas de COVID-19 durante a gravidez
Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Ocasionalmente, a perda do olfato ou do paladar pode ser o primeiro sintoma. Ainda não foi estabelecido se a gravidez aumenta ou não o risco de ter sintomas graves.

“Os mais indicados são os de erva doce e erva cidreira, que têm efeito calmante”, diz.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

Tossir e espirrar pode provocar dor, mas não arrebentar os pontos. De acordo com o especialista, esse é um grande mito. Não há nenhum estudo científico que aponte essa conclusão. Stockler afirma que isso já não é mais recomendado atualmente.

Quanto às contraindicações, não há para a nebulização com soro fisiológico, podendo ser feita em bebês, crianças, adultos, inclusive, durante a gravidez. No entanto, para fazer com medicamentos, é fundamental seguir as orientações médicas.

Não está estabelecido se o uso de loratadina pode acarretar riscos durante a gravidez ou amamentação. Portanto, o medicamento só deverá ser utilizado se os benefícios potenciais para a mãe justificarem o risco potencial para o feto ou o recém-nascido.

A alegação de que a cebola ajuda a tratar a tosse é justificada pela existência de “polifenóis” no alimento, o que, supostamente, “permite descongestionar o nariz e é um mucolítico natural”.

Chá de gengibre com mel e limão
Para fazer o chá, basta ferver água, despejar alguns pedaços de gengibre e esperar a infusão ocorrer. Em seguida, adicione uma colher de mel e suco de meio limão.