Estou grávida e estou me coçando?

Perguntado por: oflores8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

As coceiras durante a gestação são causadas pelas as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher ao longo da gravidez e o estiramento da pele devido ao ganho de peso do bebê e da mamãe.

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

As infecções vaginais são muito comuns na gestação. Se suspeitar que esteja, por exemplo, com uma candidíase, procure o seu médico. Ele poderá orientar o tratamento da maneira mais apropriada. O tratamento da candidíase na gravidez pode ser realizado por via tópica, com cremes vaginais ou banhos de assento.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

O mais recomendável é procurar um médico especialista que irá dar o tratamento indicado para cada caso específico de alergia na gravidez. Dessa forma, você consegue garantir que vai ser curada sem afetar o seu bebê.

Tratamento: os remédios antialérgicos evoluíram muito. Fármacos como a loratadina, por exemplo, podem ser usados com segurança por gestantes, desde que prescritos pelo médico.

A medicação inalada (sprays ou “bombinhas” são seguras, para a mamãe e para seu bebê. Mas é fundamental manter o tratamento médico de controle com especialista em Alergia e não se automedicar. – Se for possível, evitar uso de remédios no primeiro trimestre, quando o risco é maior para o feto.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

3) Urticária
Ela apresenta muita coceira e pode se espalhar por todo o corpo, mas não é contagiosa. Entre as principais causas, estão: alimentação, medicamentos e contato com substâncias como látex e tinta.

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo.

Quais são os sintomas de candidíase na gravidez?

  • coceira vaginal;
  • corrimento branco;
  • queimação ou dor ao urinar;
  • dor durante as relações sexuais;
  • região íntima avermelhada ou inchada.

Coceira: a candidíase na gravidez gera um desconforto muito grande na região íntima. A mulher tem uma sensação extrema e persistente de coceira dentro e fora da vagina. Dor e ardência: a característica principal de que a situação da candidíase está avançada é a dor.

Coceira na vagina, sensação de ardor, presença de corrimento esbranquiçado, sem cheiro e experiência de dor durante a relação sexual são os principais sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos que afeta principalmente as mulheres adultas mais jovens, na faixa entre 18 e 35 anos.