Estou grávida e está saindo um corrimento branco?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

Corrimento branco pastoso pode ser gravidez? O corrimento branco pastoso ou leitoso quando acompanhado de coceira intensa ou forte odor pode ser sinal de infecções vaginais como a candidíase ou demais doenças ginecológicas. Mas quando branco, transparente ou aparência leitosa e sem odor é considerado normal.

O corrimento na gravidez é a eliminação de secreções e líquidos (fluidos ou espessos) através do canal vaginal, o que pode preocupar muitas gestantes. Nesse sentido, é importante esclarecer que o corrimento vaginal fisiológico (leucorreia) é um processo natural de toda mulher, não apenas das grávidas.

Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada. O médico fará os exames necessários no hospital, para identificar com precisão o vazamento.

O tampão mucoso não possui um cheiro característico. Isso significa que não dá para descrever exatamente qual o tipo de cheiro que ele exala. Contudo, assim como no caso de corrimentos, se apresentar mau cheiro ou um forte odor, a mamãe deverá consultar seu médico obstetra para verificar se existe alguma anomalia.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  1. 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  2. 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  3. 3 – Corrimento marrom ou rosado.

Medicamento para corrimento branco

  • Clotrimazol 2%: o creme deve ser aplicado de modo intravaginal durante 7 a 14 noites;
  • Nistatina: creme de aplicação intravaginal deve ser administrado por 14 noites;
  • Fluconazol 150 mg: uso oral em uma única dose.

Quando a gestação atinge o termo (37 semanas) e nas semanas seguintes, geralmente associado a algumas contrações uterinas, pode começar a haver um corrimento mais abundante branco ou transparente, mucoso ou gelatinoso, o rolhão mucoso.

“É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve. A Dra. Marcela completa que esse quadro deve continuar até o final da gestação.

Transparente ou branco: essa é a cor natural do líquido. No parto, é normal que contenha pequenos grumos brancos, formados por pedacinhos de cabelo, gordura e pele do feto. Vermelho: pode ser um indício de descolamento da placenta, um quadro perigoso que pode comprometer a passagem de oxigênio e nutrientes para o bebê.

Dormir do lado direito faz mal ao bebê? Isso é um grande mito. O que acontece é que todos temos do lado direito do corpo a veia cava, que traz o sangue de volta para o coração. Do lado esquerdo, temos a artéria aorta, que leva o sangue ao coração.

Corrimento vaginal fisiológico
Esse tipo de corrimento não causa coceira ou ardor e costuma ter um volume de 1 a 4 ml por dia. No entanto, quando o estrogênio estimula sua liberação, essa secreção aumenta durante as mudanças hormonais, como durante o período pré-menstrual ou na gravidez.

6 – PRODUTOS QUE DEVEM SER EVITADOS:
Absorventes diários, lenços umedecidos e desodorantes especiais para área podem causar irritação na região íntima.

É um corrimento marrom, tipo “borra de café”, secundário a um sangramento em pequena quantidade, fora do período menstrual.

Por isso, o obstetra monitora ao longo do pré natal essa quantidade, garantindo o amadurecimento dos órgãos até que estejam realmente preparados para o nascimento. É através de exames de ultrassonografia que é possível verificar a quantidade de líquido amniótico na bolsa e monitorar os riscos para o bebê.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.