Estou grávida e com candidíase o que posso tomar?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Se você estiver com candidíase na gravidez, lembre-se de consultar o seu médico. O tratamento com Gino-Canesten® pode ser realizado, mas não é indicado fazer o uso de aplicadores vaginais.

Além da vagina
Os riscos aumentam ainda mais quando há excesso de carboidratos na alimentação, uso de antibióticos e corticoides, diabetes e gravidez.

“Para aliviar a coceira, o uso de antialérgicos orais pode ajudar, bem como o uso de compressas geladas na região da vulva”, explica a médica.

As infecções vaginais são muito comuns na gestação. Se suspeitar que esteja, por exemplo, com uma candidíase, procure o seu médico. Ele poderá orientar o tratamento da maneira mais apropriada. O tratamento da candidíase na gravidez pode ser realizado por via tópica, com cremes vaginais ou banhos de assento.

Alerta: Uso de fluconazol por gestantes dobra o risco de malformações. O uso do antifúngico oral fluconazol por gestantes no primeiro trimestre ao que parece eleva os riscos do bebê nascer com malformações musculares e ósseas .

Tratamento natural para candidíase
Para aliviar os sintomas, é recomendado ainda realizar banhos de assento com bicarbonato de sódio ou chá de camomila. Além de deixarem a região genital menos ácida, impedindo o crescimento do fungo causador da candidíase, eles possuem ação antifúngica ou anti-inflamatória.

Os cremes e hidratantes que contém glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas, podem ser usados sem preocupação.

Como acabar com as coceiras da candidíase?

  1. Evite ficar com roupas molhadas. Ambientes úmidos e quentes favorecem a multiplicação do fungo causador da candidíase. ...
  2. Prefira tecidos orgânicos. ...
  3. Higiene adequada. ...
  4. Evite absorventes diários e lenços umedecidos. ...
  5. Lavagem das roupas íntimas. ...
  6. Alimentação. ...
  7. Fortaleça a imunidade.

Na gravidez existe aumento da incidência de candidíase devido à liberação dos hormônios da placenta que determinam o aumento da acidez vaginal, tornando o ambiente ideal para o fungo, além de existir uma diminuição da imunidade naturalmente nessa fase.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Podem surgir lesões avermelhadas como aftas na língua e na bochecha. Em casos mais graves, a infecção pode atingir o esôfago.

É preciso visitar um médico se: os sintomas persistirem por mais de 7 dias após tratamento ou caso retornem dentro de dois meses. tiver candidíase com frequência (mais de duas vezes em seis meses)

Quando indicado pelo seu médico, você poderá utilizar este medicamento durante a gravidez e deverá tomar cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino. Não é conhecido se a nistatina é excretada no leite humano. Deve-se ter cautela quando a nistatina for prescrita a lactantes.

No caso da candidíase de repetição, outros fatores podem contribuir para a manifestação recorrente da infecção, incluindo estresse, sedentarismo ou sono insuficiente. Veja outros conteúdos sobre prevenção e controle no site do Viver Bem: Câncer de colo do útero: a prevenção é decisiva para um útero saudável.

O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres e pessoas com vagina que possuem um estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.