Estou grávida e agora por onde começar?

Perguntado por: icapelo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

A primeira coisa após a confirmação da gravidez é marcar uma consulta com o ginecologista obstetra para iniciar o pré-natal. Se você já tem um médico de confiança, ótimo. Se não, peça referências para parentes ou amigas que já tiveram filhos.

Os hormônios da gravidez que relaxam a válvula entre o estômago e o esôfago podem permitir que o ácido gástrico vaze para o esôfago, causando azia. Para prevenir azia, faça refeições pequenas e frequentes e evite alimentos fritos, frutas cítricas, chocolate e alimentos picantes ou fritos.

1. Sexo na gravidez faz mal. MITO: Ter relação sexual na gravidez é uma prática supernormal e não traz nenhum tipo de problema ao feto, a não ser em alguns casos específicos como quando há ameaça de parto prematuro ou abortamento.

Quando o teste de gravidez dá positivo, é um momento especial para a futura mamãe e para a sua família. A partir de agora, será muito importante fazer o pré-natal para manter o bom desenvolvimento gestacional. Além disso, o acompanhamento médico ajuda a mamãe a lidar com questões físicas e com a saúde emocional.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Gravidez não é doença, porém consome muita energia, por isso, para ser vivida com mais prazer segurança é necessário não exigir mais do que o corpo suporta. Uma gestação que se desenvolve normalmente não requer repouso, porém, em algumas situações o seu médico pode pedir o repouso relativo ou total.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...

O primeiro trimestre da gravidez é o mais perigoso para o bebê e, por isso, a mãe deve manter hábitos saudáveis e estar atenta às situações que possam prejudicar o feto.

O momento de maior fertilidade vai do dia que antecede a ovulação até a ovulação, dia em que é liberado o óvulo. Dessa forma a maior probabilidade de engravidar ocorre por volta de 13 a 14 dias após o início da menstruação.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Mais um sintoma muito comum das 2 semanas de gravidez é o aumento de oleosidade da pele, com o surgimento de mais cravos e espinhas. Contudo, é outro sinal que pode passar despercebido, principalmente se a mulher já percebe essa mudança de acordo com o período do seu ciclo menstrual.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Mulheres grávidas de meninos também podem sofrer enjoos importantes durante a gravidez.

O médico ginecologista Roberto Nacco explica que a interrupção é dividida em precoce e tardia. “O abortamento precoce acontece até 12ª semana, enquanto o tardio acontece da 15ª a 22ª.

O diagnóstico de uma gravidez de risco é feito através análise do histórico clínico e resultados de exames gestacionais realizados desde a primeira consulta e, como em qualquer pré-natal, são de extrema importância para o acompanhamento médico.