Estou grávida de cinco semanas e não sinto nada?

Perguntado por: abelem5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nessa fase começam os sintomas3, mas algumas mulheres não sentem absolutamente nada! O desenvolvimento fetal do embrião trará ao corpo ainda mais sintomas. Nesse momento ele está estimulando o corpo lúteo, que dá suporte hormonal no começo da gravidez.

É possível estar grávida mesmo sem sintomas? Sim, algumas mulheres podem engravidar sem perceber nenhum sinal ou sintoma comum de gravidez.

Descubra a verdade. Sim, é normal não sentir enjoo na gravidez, porque cada organismo reage de uma maneira as mudanças hormonais, mesmo que isso aconteça com poucas mulheres.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês. 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses. 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

A sua coluna vertebral está crescendo e o seu cérebro já tem dois lobos. Além de alguns órgãos tais como o fígado, os rins e os intestinos começam a se formar. O tubo neural que conecta o cérebro com o cordão espinhal se fechará e começarão a aparecer como pequenas protuberâncias, os membros superiores e inferiores.

Na 5ª semana de gestação, o feto está com menos de 3 milímetros, equivalente ao tamanho de uma semente de laranja. Nesta fase da gestação, o colo do útero produz um muco espesso para isolar o embrião do ambiente externo, protegendo o feto contra infecções.

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento.

Mas se você não sentiu nenhum tipo de enjôo até agora, pode comemorar! É bem provável que você passe muito bem nesses primeiros meses. O cansaço que antes era leve agora parece inesgotável. O sono constante é absolutamente normal!

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

No início da gravidez é recomendado o exame de Beta HCG, que consiste em uma coleta de sangue e valores aumentados estão relacionados ao diagnóstico da gestação. Assim que a gestação for confirmada, outros exames são necessários e importantes para avaliar a saúde da mãe.

O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana.

O corpo da mamãe
A barriguinha de grávida começa a aparecer e a arredondar-se, alterando a silhueta da gestante. Assim, a cintura fica menos definida e tem início um incremento de peso da ordem de 1 quilo a cada 4 semanas, em média. Também as mamas crescem de modo considerável e tornam-se bem mais sensíveis.

Antes da 4ª semana não adianta fazer ultrassom, pois ele não é capaz de identificar nenhum sinal de gestação.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml. 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê.