Estou grávida de 8 semanas e não vi o embrião?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana.

O saco gestacional se desenvolve normalmente, e o óvulo fertilizado pelo espermatozoide se implanta no útero, mas não se desenvolve. O grande problema desse tipo de gravidez é que o corpo continua a produzir hormônios da gestação, mesmo sem um embrião estar ali.

Com 4 semanas de gestação já é possível a identificação do saco gestacional, confirmando a gravidez intra-útero. Mas para visualizar embrião, só é possível a partir de 6 semana. A partir de 4 semanas já é possível visualizar o saco gestacional. Entretanto, apenas com 6 semanas o embrião pode ser visualizado.

“Você pode se surpreender ao saber que gestações de 9 semanas ou menos não têm embrião visível. E às 6 semanas de gravidez, o chamado 'batimento cardíaco' é apenas atividade elétrica das células, antes que um coração real seja formado”, lê-se no site.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Causas do aborto retido
Entre as principais causas estão: idade da mulher, má formação no útero, defeitos cromossômicos do embrião, alterações na tireoide, diabetes descontrolada ou até mesmo problemas na coagulação sanguínea ou alterações imunológicas.

Curetagem: quando é necessário fazer? A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.

A profissional ainda menciona que algumas mulheres sentem uma dor parecida com cólica. Também, é possível que haja “sangramentos, que podem variar entre o tipo borra de café ou até vermelho vivo”. Fora isso, como mencionamos, a gestante tem todos os sinais de uma gestação normal.

A gravidez anembrionária pode ocorrer se o zigoto não se desenvolver corretamente nesse processo e formar apenas uma gravidez parcial, ou seja, o ovo cego. O saco amniótico está presente, a vesícula vitelínica também, porém o feto não está em formação ou não se desenvolveu como deveria.

Exames de ultrassom podem detectar o embrião no útero, mas é necessário estar com, pelo menos, algumas semanas de gravidez (a partir da quarta semana gestacional, aparece a primeira estrutura de gestação no exame de ultrassom, denominada saco gestacional).

O diagnóstico de gravidez anembrionada é feito por meio da ultrassonografia transvaginal, realizada, geralmente, a partir da 7ª semana de gestação. No entanto, a confirmação é dada apenas quando o saco gestacional mede mais do que 20 mm e não foi encontrado nenhum sinal do embrião.

Com 8 semanas de gestação, o bebê se movimenta bastante dentro do útero da mamãe, porém não é possível senti-lo ainda. Há um grande espaço entre a parede uterina e o feto. Vai ser possível sentir somente quando o bebê começar a encostar nesta parede e seus movimentos serão percebidos através de terminações nervosas.

Se o casal praticar relações sexuais durante o período fértil — fase em que a ovulação ocorre — há boas chances de que um espermatozoide alcance as tubas uterinas e encontre o óvulo. Ali, a fecundação acontece e o embrião começa a se desenvolver, seguindo os estágios que já vimos.

O que é melhor: aguardar a expulsão espontânea ou fazer uma curetagem uterina? Nesses casos, embora muitas pacientes tenham o desejo de resolver imediatamente a situação fazendo procedimentos de esvaziamento uterino, o melhor seria aguardar a descida espontânea da menstruação.

A curetagem é feita em um hospital ou maternidade, geralmente em um centro cirúrgico apropriado para o procedimento. São usados instrumentos para alargar o colo do útero e outros para fazer a limpeza em si. Os métodos mais comuns são a raspagem (o mais convencional) ou a sucção (um método mais moderno).

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

A vesícula vitelínica (VV) é uma estrutura extra-amniótica, detectável por meio da ultrassonografia bidimensional (US2D) antes mesmo do aparecimento do embrião, por volta da 5ª semana de gestação.

O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação. Mas precisamos voltar algumas etapas para entender esse processo. Ele é formado a partir da união dos gametas feminino e masculino, respectivamente o óvulo e o espermatozoide.