Estou grávida de 8 meses e minha barriga fica dura?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

A sensação de barriga dura costuma se repetir com maior frequência na fase final da gestação, sendo passageiras. Há preocupação quando elas não passam e vêm acompanhadas de fortes dores ou sangramentos. Nesse caso, encaminhar-se ao hospital é o recomendado.

É preciso procurar um médico quando, ao mesmo tempo em que a barriga está dura, surge secreção de muco ou sangramento leve associado a dores, sinal de que o nascimento está começando e que é uma contração real.

“Isso ocorre pelo próprio crescimento uterino, por estímulos mecânicos – como o movimento do bebê ou massagens na barriga -, e nas contrações de treinamento conhecidas como Braxton Hicks, principalmente a partir das 28 semanas”, explica a Liliane Sato, ginecologista do Hospital Santa Catarina.

Preparando-se Para O Parto
Quando estiver em trabalho de parto, você poderá sentir dores na região lombar, cólicas, ou pressão na área pélvica. Sua bolsa também pode estourar e talvez você veja sinais de sangue na secreção vaginal, conhecemos esse fenômeno como eliminação do “tampão” mucoso.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

SEMANA 31 – 2º dia
Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas só uma parte. São as chamadas contrações de treinamento, que embora possam ser incômodas, são inofensivas. Mas, atenção!

Com 32 semanas também ficam mais evidentes as contrações de treinamento, as famosas contrações de Braxton Hicks3, onde a barriga endurece, mas não há dor intensa como no trabalho de parto. É apenas o útero se preparando para o parto em si e é perfeitamente normal e muito mais comum do que se imagina.

O ideal é manter-se alerta e sempre com o telefone do obstetra à mão, já que nunca se sabe o que pode acontecer e quando irá acontecer, principalmente. Mas se você está com mais de 36 semanas de gestação e começa a ter cólicas e barriga dura, chegou a hora de ir para o pronto atendimento da maternidade.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Quais são os fatores de risco? Entre os fatores de risco para o parto prematuro estão: consumo, durante a gravidez, de tabaco, álcool e drogas; infecções, principalmente no trato urinário; pressão alta (hipertensão arterial) e diabetes.

Com 36 semanas de gestação, o bebê começa a se preparar para o momento do parto e fica na posição cefálica, ou seja, de cabeça para baixo, posição que favorece o parto normal.

Os dias parecem intermináveis nesse período de 8 meses de gestação. A mulher se sente exausta, sofre com inchaços e muitas têm problema com insônia nessa fase. As contrações de treinamento podem se iniciar agora e isso é totalmente normal, já que o corpo está se preparando para o grande dia.

O nono mês de gestação corresponde à 33ª e a 36ª semana lunar.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

Diversos estudos demonstram que não há benefícios em se realizar indução ou cesariana eletiva quando o concepto de uma gestante normal pesa entre 4500g e 5000g, aguardando-se a evolução do trabalho de parto.

"No mundo todo, inclusive no Brasil, a alta se dá entre 48 a 72 horas, porque o teste do pezinho, que é aquele que avalia alterações genéticas e erros de metabolismo, é geralmente feito 24 horas após o nascimento.