Estou grávida de 7 meses e minha barriga está pequena?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Durante a gestação, muitas mulheres ficam enjoadas, vomitam muito e não conseguem comer direito. Por este motivo muitas não ganham peso e consequentemente a barriga não cresce. É importante, no entanto, ressaltar que se a grávida não ganhou ao menos 3 kg até o último mês é importante consultar o médico.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

A barriga já está mais pesada e maior, consequentemente é comum que apareçam mais estrias e coceiras. Algumas mulheres ficam muito receosas com as estrias, por isso começam tratamentos bem antecipadamente, com cremes que ajudam a evitar as marcas – mas lembre-se de que elas são naturais.

Algumas podem ficar com a região estufada ainda mesmo sem apresentar a barriga de gestante. O importante em casos em que a barriga demora a aparecer é saber se está tudo bem com o bebê. Se ele estiver do tamanho correto e peso adequado, pode ser uma questão física do corpo da mãe apenas.

Durante a gestação, muitas mulheres ficam enjoadas, vomitam muito e não conseguem comer direito. Por este motivo muitas não ganham peso e consequentemente a barriga não cresce. É importante, no entanto, ressaltar que se a grávida não ganhou ao menos 3 kg até o último mês é importante consultar o médico.

BARRIGA PEQUENA É SINAL DE BEBÊ PEQUENO? Não obrigatoriamente. O tamanho e formato da barriga estão relacionados ao biotipo da mãe – gestante e lógico, ao tamanho do bebê. Mas outros fatores podem também influenciar o tamanho do abdômen, como por exemplo, o volume do líquido da bolsa.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.

O bebê inicia essa fase com aproximadamente 700 gramas, encerrando com 1250 gramas, e cerca de 30 centímetros.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

Exceto em casos de doenças da gravidez, como na pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre.

Esse período se inicia na semana 32 e vai até a semana 36. Seu bebê está praticamente todo formado, crescendo...

Durante o sétimo mês de gravidez, os órgãos e sistemas do bebê se formam para ajudá-lo a sobreviver fora do útero (por exemplo, os pulmões começam a produzir uma substância chamada surfactante que permite que eles se expandam e contraiam). Além disso, seu filho já pode abrir os olhos.

Não se preocupe se isto lhe acontecer – é perfeitamente normal. Se você não tiver colostro durante a gestação não se preocupe. Isso não significa que você não terá leite.

Bebê que mexe muito é saudável, sim!
Alguns especialistas explicam que, assim como sons e vibrações, qualquer tipo de alimento pode influenciar nos movimentos dos bebês, já que chegam através do cordão umbilical, transformando-se em glicose, substância que estimula a atividade gástrica.

Procure não se preocupar demais se a barriguinha de grávida demorar para aparecer. De acordo com Catherine Hansen, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Texas, nos EUA, o útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo, influenciando a aparência da barriga.

Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se sobressair do osso pélvico, atingindo a altura do umbigo.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

A gravidez silenciosa também é mais comum em mulheres obesas. Em situações como essa, o desenvolvimento da barriga não se torna evidente, devido ao acúmulo de gordura abdominal que pode disfarçar o aumento do útero.

Nesse período da gestação o bebê muda de posição e começa a preparar-se para nascer (encaixar-se), fazendo com que a barriga fique mais baixa e pareça menor.” Se o tamanho da sua barriga está te trazendo preocupações, faça uma visita ao seu médico e converse sobre suas inseguranças.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga.

Redução dos movimentos do bebê O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.