Estou grávida de 6 semanas e não vi o saco gestacional?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando o ultrassom é realizado antes das 6 semanas e apenas o saco gestacional é visualizado, existe a dúvida sobre uma gravidez anembrionária. O diagnóstico, porém, nem sempre é possível no momento e com frequência o médico vai solicitar um retorno em algumas semanas para analisar a evolução do quadro.

No final da 5ª semana (quando o diâmetro médio do saco gestacional é de aproximadamente 8 a 10mm) a vesícula vitelínica se torna visível e é observada como uma estrutura esférica (uma "bolinha preta com a parede branca") junto à parede do saco gestacional na sua fase de implantação, medindo até 2 a 3 mm e crescendo ...

Entretanto, ele só é visível no ultrassom a partir da 6ª semana. Dentro do saco gestacional, há a vesícula vitelínica, uma estrutura temporária responsável por nutrir e levar oxigênio e sangue ao embrião até que a placenta esteja formada e madura para assumir essa função.

Agora com 6 semanas e do tamanho de um feijão, o bebê pode ser mais facilmente identificado com um ultrassom transvaginal. Seus grandes olhos são desproporcionais ao tamanho da cabeça, ainda não tem pálpebras e as narinas começam a aparecer. Enfim, está ficando mais parecido com um bebê.

Falta de Sintomas de Gravidez
Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

Não existe gravidez anembrionária falsa, mas o que pode acontecer é um exame de ultrassonografia feito precocemente, quando a gestação ainda está em estágio muito inicial.

Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros. Também é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelina, descartando uma gravidez ectópica (nas tubas uterinas).

A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Dosagem sérica de beta-hCG
Um nível de 1.500 a 2.000 UI/mL associa-se com a presença de saco gestacional à ultrassonografia. A beta-hCG já pode ser detectada nos primeiros 9 a 11 dias após a ovulação e atinge 200 UI/mL na época em que ocorreria o ciclo menstrual.

Na 4 semana de gestação é possível visualizar apenas o saco gestacional.

O feto de 6 semanas possui olhos evidentes e desproporcionais ao tamanho da cabeça e algumas outras profundidades que darão lugar às narinas e às orelhas. Dentre os diversos progressos, uma grande evolução se inicia: os órgãos dos sistemas digestivo, reprodutivo e urinário estão se formando.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8.ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.