Estou grávida aos 47 anos?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

Esta gravidez seria considerada de risco? Sim, uma gestante com mais de 40 anos é sempre considerada de alto risco. Essas pacientes são mais propensas às doenças pré-existentes que complicam a gestação, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireóide, diabetes, etc.

Aos 47 anos, Viviane Araujo se tornou mãe pela primeira vez nesta terça (6). A artista deu à luz Joaquim por meio de uma cesárea. O menino nasceu pesando 3,465 kg, medindo 51 cm e é fruto de seu relacionamento com o empresário Guilherme Militão.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Depois dos 45 anos, os desafios se ampliam ainda mais, tornando quase impossível da mulher engravidar a partir dos próprios óvulos. Nesses casos, a gravidez já é considerada de alto risco, levando em conta a maior taxa de propensão a doenças como obesidade, diabetes e hipertensão neste grupo de mulheres.

Riscos da gravidez tardia
Na gestação tardia, tornam-se mais comuns os casos de diabetes gestacional, hipertensão, chance de aborto, pré-eclâmpsia (complicações decorrentes da pressão alta) e risco de parto prematuro. Mamães maduras não devem negligenciar o pré-natal.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Segundo a médica, o Ministério da Saúde classifica mulheres acima dos 35 anos como gestantes de risco por serem mais vulneráveis a algumas complicações como hipertensão, alterações cardiovasculares, diabetes gestacional, alterações metabólicas, parto prematuro e aborto.

Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.

  1. Preservação da fertilidade.
  2. FIV por Ciclo Natural. Super ICSI.
  3. Laboratório. Assisted-Hatching.
  4. Doação de óvulos. Recepção de embriões.
  5. Cirurgias.
  6. Coleta de espermatozoides. TESA. PESA: Punção de Epidídimo. Eletroejaculação. TESE. Doação de sêmen.
  7. Outros tratamentos. Laser Íntimo.

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

O que aconteceu foi que a atriz passou pelo tratamento de fertilização in vitro (FIV), mas ele não deu certo. No entanto, ao parar com a terapia hormonal, a artista soube que seu organismo havia voltado a ovular. Embora a notícia fosse positiva, a atriz não acreditou que a gestação natural fosse possível.

Claudia Raia engravidou naturalmente depois de ter tentado ter o terceiro filho por meio de uma fertilização in vitro. Ela tinha poucos óvulos congelados e a tentativa não deu certo. De acordo com a própria artista, sua médica a orientou a se prevenir nas relações porque ainda restavam quatro óvulos em seu corpo.

Os exames exigidos costumam ser de sangue, de imagem e genéticos. Segundo a Resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibido que as clínicas divulguem os preços da fertilização in vitro e de outros procedimentos médicos, porém, a clínica Genics estima seu preço entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Em alguns casos, essas mulheres acabam se assustando ao imaginar uma gravidez tardia, que provavelmente seria de risco.