Estou grávida aos 45 anos?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente. Aqui, na Pro Matre Paulista, você pode contar com profissionais especialistas no cuidado da saúde da mãe e do bebê durante a gestação.

A incrível história da mulher que engravidou naturalmente aos 45 anos inspirou o projeto de lei que cria a Política de Prevenção e Acompanhamento de Problemas Reprodutivos Femininos e Masculinos no Distrito Federal. Valentina é como um milagre na vida da advogada Leila Barreto Ornelas.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.

Infelizmente as chances de surgirem problemas relacionados à divisão celular durante a gravidez, em mulheres com idade mais avançada, é maior. As estimativas indicam que há chance de 1 em 353 de mulheres, acima dos 35 anos, terem filhos com SD.

Mas não há como negar que as chances de engravidar após os 40 anos são muito menores: a reserva de óvulos diminui significativamente com a idade, e os óvulos mais velhos são mais propensos a desenvolver problemas, aumentando o risco de aborto e anomalias ao nascimento.

Se, depois de 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele último dia do ciclo pode ser considerado como o momento da menopausa. Todos aqueles sinais clássicos, como calor, enjoo, ganho de peso, suor e mudanças de humor, acontecem, portanto, antes da menopausa, no período chamado de climatério.

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

As mulheres tem adiado cada vez mais a maternidade, a gente já sabe, mas imagine engravidar depois dos 50 anos. Sim, é possível e é a prova de que nunca é tarde para realizar este sonho.

Os riscos de uma gravidez aos 40
Os riscos maiores são relacionados ao desenvolvimento de alguns distúrbios como diabetes gestacional e até mesmo hipertensão. Além disso, o índice de abortos espontâneos também sobe drasticamente.

Janet Jackson
Em 2019, a cantora deu à luz seu primeiro filho aos 50 anos. Eissa Al Mana, fruto de seu relacionamento com Wissam Al Mana, nasceu nos Estados Unidos. "Janet Jackson e seu marido estão maravilhados em dar às boas-vindas ao seu novo filho Eissa Al Mana ao mundo.

Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.

Uma das principais formas de como engravidar depois dos 40 anos é com o auxílio da Fertilização In Vitro (FIV), que consiste na fecundação do óvulo e espermatozoide em laboratório e posterior transferência do embrião para a cavidade uterina.

A real prevenção, considerada primária, seria estimular as famílias a terem filhos enquanto jovens, pois o risco aumenta de forma significativa com a idade do casal, especialmente por parte da mãe. Hoje, a vida reprodutiva de uma mulher pode ser, em média, de 14 a 46 anos.

Malformação fetal é o nome que se dá a alterações que podem ocorrer no bebê ainda durante a gravidez. Mais especificamente, refere- se a defeitos em um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior. As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos .

A síndrome de Down geralmente vem da mãe, mas as mutações do pai são mais comuns e podem levar a distúrbios como o autismo e a esquizofrenia”, detalha. Um estudo prévio de Stefánsson, publicado em 2012, determinou que um homem de 36 anos transmite para seu filho o dobro de mutações que um homem de 20 anos.

A partir dos 40 anos, os riscos associados à gestação aumentam consideravelmente — e continuam evoluindo com o passar da idade. Assim, quanto mais velha a mulher, maiores os riscos de: problemas de tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo);

R.R.: Nas gestações tardias, consideramos que o feto apresenta um risco maior para o desenvolvimento de trissomias dos cromossomos (como a síndrome de Down) e de outras malformações fetais. Para a mãe, existe aumento no risco de desenvolver complicações como diabetes gestacional e hipertensão arterial.

Aos 43 a chance de gestação natural é em torno de 1%. Aos 45 a chance de uma gestação natural é muito baixa. Por isso muitas mulheres acabam buscando ajuda de especialistas em reprodução humana após os 40 anos de idade. E como a chance de gestação cai progressivamente, se você pretende engravidar o quanto antes melhor!

Menopausa é a última menstruação da mulher, definido sempre retrospectivamente após 12 meses da última menstruação.

Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.