Estou dormindo mas parece que estou acordada?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Assim como o terror noturno, a paralisia do sono é um distúrbio ocorrido durante o sono, que por incrível que pareça, são mais comuns do que possamos imaginar, embora sejam assustadores, afinal, a sensação de estar acordado e não poder se mexer é perturbadora.

O Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, por isso, muitas pessoas também sofrem com a ansiedade noturna. Esta, por sua vez, é caracterizada por preocupações, pensamentos negativos e medos constantes antes de dormir. Dessa forma, a mente não consegue se acalmar e a pessoa tem problemas para dormir.

Esse é um fenômeno em que a pessoa experimenta sentimentos de ansiedade, estresse e preocupação que são intensificados durante a noite, muitas vezes afetando o sono e a qualidade do descanso. Veja mais detalhes sobre o assunto com informações de Ezequiel Lucio, psicólogo da Psicologia Viva.

O que caracteriza o sono fragmentado? Como o próprio nome indica, o sintoma central de um quadro de sono interrompido é acordar uma ou mais vezes durante a noite. Esses episódios de vigília variam na quantidade e na duração para cada pessoa.

O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.

No espiritismo, a paralisia do sono consiste no desligamento espiritual parcial e temporário do corpo físico. Essa experiência prepara a alma para ter acesso ao plano astral, no qual por alguns instantes ou horas o espírito pode deixar seu habitat natural e depois retornar.

A paralisia do sono só é considerada uma doença quando é recorrente (pelo menos dois episódios num período de seis meses) e/ou está associada a forte carga emocional. Ou seja, quem tem episódios frequentes de paralisia do sono e está tendo problemas com isso, como por exemplo medo de dormir, deve procurar ajuda.

Pouco menos de 8% da população sofre de paralisia do sono, um distúrbio que ocorre pouco antes de dormir ou logo após o despertar, caracterizado por uma total imobilidade do corpo, exceto dos olhos, e que pode ser acompanhado por episódios de alucinação.

O transtorno de ansiedade pode gerar alterações significativas no sono do paciente. Há os que desenvolvem insônia, pois ficam tão tenso que não conseguem dormir, como também há casos de pacientes que escolhem dormir o tempo inteiro para fugir dos sentimentos ansiosos.

Segundo especialistas, isso ocorre porque, ao provocar breves e repetidas interrupções respiratórias durante uma noite de sono, o cérebro “acorda” para que o reflexo da respiração seja retomado. Continue a leitura para entender melhor!

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Dores, doenças respiratórias, endocrinológicas, depressão e ansiedade, assim como distúrbios relacionados especificamente ao sono, como a insônia e a apneia do sono, podem interferir na qualidade ou na duração do sono”, afirma a médica.

Sua principal característica é a dificuldade de pegar no sono. Quando se aproxima a hora de dormir, a pessoa fica tensa e surgem sintomas como palpitações, sudorese e inquietações. Com isso, a pessoa dominada pela ansiedade não consegue dormir a noite toda.

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

A irregularidade do sono é caracterizada pela ausência de horários estabelecidos para ir para a cama e para acordar. “Na verdade, na maioria das vezes, as pessoas apresentam um horário definido para acordar, contudo, o horário de ir para a cama é muito variável.

Quais as características do sono REM?

  1. Movimentos oculares rápidos.
  2. Atividade cerebral intensa.
  3. Sonhos vívidos.
  4. Movimentos musculares involuntários.
  5. Batimentos cardíacos mais acelerados e respiração mais intensa, de modo a garantir maior oferta de oxigênio.

O sono REM é chamado de ativo porque é mais leve; então, qualquer pequeno barulho pode fazer o bebê acordar. Conseguimos identificar esse estágio pois a respiração fica mais forte, com movimentos abdominais nítidos.